Carlos Grana e Paulo Serra debatem propostas no portal do G1

941 0

Os dois candidatos à Prefeitura de Santo André, Paulo Serra (PSDB) e Carlos Grana (PT) participaram de debate no G1 nesta quarta-feira (26). O confronto foi transmitido ao vivo do estúdio do portal em São Paulo, das 13h às 14h17. A mediação dos debates foi feita pelo jornalista Tonico Ferreira, da TV Globo.

As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas nas sedes da Globo. Um sorteio, que foi feito na presença de representantes dos candidatos momentos antes do debate, definiu a ordem de participação de cada um em cada bloco.

O debate teve três blocos de discussão e, no quarto bloco, os candidatos comentaram mensagens enviadas pelos leitores nas redes sociais durante o encontro. No primeiro bloco, foram feitas perguntas com temas escolhidos pelos leitores do G1: segurança, orçamento, saúde e educação. Na segunda parte do debate, os temas de pergunta eram livres. No terceiro bloco, foi a vez de perguntas com temas sugeridos por jornalistas do G1. Foram quatro assuntos: transporte público, creches, dívida pública e geração de emprego. No último bloco, os candidatos comentaram mensagens de leitores.

* Os candidatos respondem à pergunta de Samuel Boss: “Muitas promessas foram feitas por ambos os lados, mas a cidade teve queda de arrecadação e o país não passa por um bom momento. Haverá recurso para colocar em prática todas as promessas?”

Carlos Grana respondeu: “Não prometi nem apresentei nenhum plano nem no meu governo nem no nosso próximo governo. Meu adversário disse que vai realizar projeto de reurbanização. Isso vai consumir R$  700 milhões. Orçamento de Santo André é de R$ 1,2 bilhões. Esse tipo de promessa não será cumprida. Simplesmente prometer não é solução. É a velha forma de fazer política. Promete e depois vai dizer que o outro não cumpre.”

Paulo Serra disse: “A gente assume compromisso. Quem faz promessa é o velho político. Está acostumado com o partido que traiu o Brasil e traiu a cidade. Nosso plano de governo foi feito com cada um de Santo André. Tem uma linha de crédito do Ministério das Cidades para saneamento básico e recapeamento. Temos uma linha de crédito”.

* Os candidatos respondem pergunta de Mary Pierre Sanson: “Gostaria de saber o que vocês farão com as pichações na cidade?”

Serra disse: “As pichações degradam o espaço urbano. O poder público precisa fazer. Com a nossa central de monitoramento que vamos criar vai facilitar a chegada das forças policiais e da guarda policial. Pichação é crime. É totalmente diferente de partes artísticas da cidade como grafite. Vamos discutir com a cidade a questão da cidade limpa para não prejudicar comerciantes e o anúncia. Precisa de uma lei que combata a poluição visual”.

Grana respondeu: “Estou estarrecido. Designei logo no início do meu governo quando designei Paulo Serra pra cuidar da Lei Cidade Limpa. Não produziu. Agora vem prometer. Essa é a diferença da velha política. A política que promete, promete. Estou indignado. Era uma das atribuições da pasta dele. Teve três anos para fazer. Eu aposto no grafite e no artista da cidade”.

* Os candidatos respondem pergunta de Deya Bovi: “Vão resolver o problema de buracos na cidade de Santo André?”

Grana afirmou: “Vamos criar com recursos próprios plano de pavimentação da cidade. Quando designei ao meu ex-secretário Paulo Serra para cuidar dessa questão, ele fez no bairro Jardim e no entorno do Centro da cidade. Só depois que ele saiu comecei a expandir o programa de pavimentação. Não vou cometer esse erro novamente. Vamos fazer programa olhando 100% da nossa cidade”.

Serra respondeu: “Fazendo uma correção, você está confundido os Paulos. Quem cuida da Cidade Limpa é a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. É o Paulo Piagentini. Vamos fazer. Sobre os buracos vamos fazer um grande programa de recapeamento. O governo do Estado tem linha de crédito. Nosso compromisso são 120 km de via no Programa Rua Nova”.

* Ao final, os candidatos respondem pergunta de Raphael Vitorino: “Candidatos, qual a proposta para a habitação de Santo André? Existe algum plano de regularização das moradias em áreas de risco?”

Serra disse: “Faremos regularização fundiária. No primeiro ano do nosso governo o Centre Ville será regularizado. As áreas de risco. Precisamos de crédito. A cidade tem carência muito grande. A urbanização de núcleos terá verba do governo federal”.

Grana afirmou: “Não confio no atual governo do Estado de São Paulo. Exemplo está claro no que foi feito no Jardim Santo André. Despejaram mais de 3 mil famílias. Enquanto prefeitura, em parceria com governo federal, entregamos 2,5 mil unidades. Ficar esperando promessa do governo Michel Temer, não vamos entrar nessa. Vamos continuar com o programa em parceria com as entidades que têm os seus programas habitacionais”. (Portal G1)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Carlos Grana e Paulo Serra debatem propostas no portal do G1"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *