Da Redação – No último final de semana, a skatista Luiza Oliveira da Gama, de Rio Grande da Serra, recebeu seu certificado pela Confederação Brasileira de Skate. A premiação na modalidade Skate Street foi do campeonato Brasileiro Infantil, que aconteceu em São Bernardo do Campo, em fevereiro. Na ocasião todos os campeões brasileiros receberam seus certificados.
A cerimônia aconteceu durante um dos maiores eventos de Skate organizado pela OI STU Open onde Luiza representou Rio Grande da Serra.
Moradora da Vila Figueiredo, a garota tem apenas 7 anos e participa a apenas um ano do Projeto Skatescola, que é realizado em parceria entre a Prefeitura de Rio Grande da Serra, a Associação Aprisco, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Unipar Indupa.
Para Luiza, praticar skate é uma diversão. “Eu gosto. Aprendi a andar, fiz umas manobras, participei da competição e ganhei”, explica de maneira simples a nova campeã.
Projeto – O Projeto Skatescola oferece aulas de skateboard pelo período de um ano, gratuitamente, aos jovens de áreas carentes do município. Os participantes recebem kit lanche composto por uma barra de cereal e água após todas as aulas, camiseta do projeto e todos os equipamentos necessários – skate e itens de segurança. O projeto acontece na Pista Municipal Sandro Dias Mineirinho, no centro de Rio Grande da Serra, e as aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, para quatro turmas de 20 alunos, sendo duas turmas formadas por alunos entre 8 e 12 anos e duas turmas para alunos entre 13 e 17 anos. Além da obrigatoriedade de estudar em escola pública e ter entre 8 e 17 anos, é preciso que os pais ou o responsável assinem uma autorização para admissão no projeto.
Metodologia – As aulas são ministradas por dois professores – Vanderley Arame e Elber Bereta – com ampla experiência na modalidade, sendo que, nesta edição, a metodologia é fornecida pelo padrinho da pista, o hexacampeão mundial de skate Sandro Dias Mineirinho. O projeto visa ensinar fundamentos básicos da modalidade olímpica – integrará o evento a partir de 2020 em Tóquio/ Japão, tanto de forma teórica quanto prática, mas não se restringindo apenas à atividade desportiva em si.
“São ensinadas questões transversais ao esporte, de fundamental importância para as crianças e adolescentes, como disciplina, respeito ao próximo, importância do cuidado com o espaço público e outros assuntos que envolvam cidadania”, explicou Arame.
Nenhum comentário on "Campeã de skate representa Rio Grande em premiação Oi Stu Open"