Campanha Touca Rosa tem 2ª edição no combate ao câncer de mama

345 0

Crédito-fotos: Igo Bione

Destaque da natação brasileira, a pernambucana Etiene usa o esporte para ajudar campanhas sociais

Ação ganhará o reforço do “Touca Azul”, liderado pelo nadador João Gomes Jr., em referência ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata

Da Redação – Sucesso em 2018 quando foi realizada pela primeira vez, a campanha “Touca Rosa”, da nadadora Etiene Medeiros e seu projeto Nado Por Tudo, está de volta em sua segunda edição, em uma alusão ao Outubro Rosa, mês da luta contra o câncer de mama e conscientização da prevenção da doença. Trata-se da maior ação sobre o tema no segmento do esporte brasileiro. Nesta temporada, terá um reforço extra, o “Touca Azul”, com o nadador João Gomes Jr. como representante, em referência ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata.

“A ideia surgiu no ano passado, abordando uma questão especial para as mulheres. Existe gente próxima a mim que passa por essa situação. Em 2018, fiquei muito grata e feliz pelo fato das pessoas terem abraçado a causa comigo em prol da ajuda ao próximo, da saúde, da conscientização de que é preciso fazer o exame, de estar em alerta. Nosso objetivo não foi só conscientizar sobre o câncer de mama, mas o câncer em si”, destaca Etiene Medeiros.

Como em 2018, uma loja virtual será criada para que os interessados em adquirir as toucas possam comprá-las e receberem no destino de preferência. Um Hotsite Especial foi desenvolvido, em parceria com a jornalista Cinthya Leite (Portal Causa Saudável), onde serão abordados conteúdos relativos aos cânceres de mama e próstata. Todo o lucro das toucas personalizadas dos dois nadadores será doado para o Instituto Lado a Lado Pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br).

“A causa é bacana e é legal ter comigo atletas, ex-atletas, personalidades de outras áreas empenhadas na divulgação. Neste ano, inclusive, decidimos ampliar e fazer o “Touca Azul” com o João Gomes Jr., que prontamente abraçou a nossa ideia e está junto no projeto”, conta Etiene. “Vale destacar que essas duas ações só são possíveis porque temos toda a equipe ao nosso lado organizando e empresas nos apoiando, como Portal Casa Saudável, Even3, Rubro Studio, Fabiola Molina Store e Melhor Envio”, complementa.

João Gomes, um dos principais nadadores do Brasil, também endossa campanha da Touca Azul

Parceiro de Etiene na campanha, João Gomes Jr. é um dos principais nomes da natação brasileira na atualidade, também empenhado em causas sociais. O nadador oferece palestras e workshops para atletas amadores. Um dos seus maiores objetivos é ter uma estrutura profissional de natação para atender a crianças das redes municipais de seu estado natal, o Espírito Santo.

“Fazer esta campanha para mim é poder ajudar as pessoas que mais precisam. Eu tive um caso na minha família. Minha mãe teve câncer de mama e sempre quis ajudar de alguma forma. Espero que com meu alcance nas mídias eu possa ajudar quem precisa. É algo motivante e também gratificante. Espero que alcancemos muitas pessoas para poder ajudar a entidade escolhida”, afirma João Gomes Jr.

“O que mais nos motiva em fazer essa ação é contribuir com a sociedade. Ajudá-la e motivá-la a buscar conhecimento sobre as causas. Queremos usar o alcance que temos, como esportistas, para contribuir com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, amplificando a conscientização sobre esses dois tipos de cânceres”, finaliza Etiene Medeiros.

O câncer de mama – Hoje é o câncer que mais mata mulheres em nosso país. Mais de 59 mil casos previstos em 2019, com 28% dos casos de câncer feminino sendo de mama. Apenas 2% das mulheres conhecem os principais sintomas da doença, sendo 66% dos tumores detectados pelas pacientes ao realizar o autoexame. Um em cada 3 casos pode ser curado quando detectado em estágio inicial.

Segundo pesquisa Saúde no Brasil 2017, realizada pelo Grupo Minha Vida, 95% do público feminino utiliza a internet para buscar informações sobre saúde e bem-estar. Sendo assim, o projeto “Touca Rosa” também irá propagar informações sobre a conscientização da doença.

O câncer de próstata – É o tipo de câncer com maior incidência nos homens em todas as regiões do Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No País, um homem morre a cada 38 minutos em consequência do câncer de próstata, de acordo com dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer. Em média, 13.700 óbitos por ano, sendo a hereditariedade um dos principais fatores de risco. A chance é duplicada ao se ter um parente de primeiro grau diagnosticado com a doença.

Resultados do “Touca Rosa” em 2018 – Na primeira edição do projeto, 1.250 unidades da touca foram vendidas e pouco mais de 13 mil reais foram doados para o Hospital de Câncer de Pernambuco naquela ocasião.

Edição de 2019 – As toucas levarão os nomes dos dois atletas, ao lado da bandeira do Brasil, bem como os dizeres “Nado Por Todos” e “Touca Rosa” e “Touca Azul” em cada uma das versões, respectivamente. O custo será de R$ 25,00 e os produtos podem ser adquiridos no site: campanha.nadoportudo.com.

Squeeze Nado por Tudo – Em junho deste ano foi realizada a Campanha ‘Squeeze Nado Por Tudo’, atingindo um total de 1.000 vendas. A ação alertou a comunidade aquática e também os fãs da esportista para a prevenção e tratamento da asma, sendo o lucro das vendas revertido para a GINA no Brasil (https://www.ginanobrasil.org.br/), uma instituição que trabalha diretamente com a asma. Foi por causa da doença respiratória na infância que os pais de Etiene Medeiros a colocaram na natação. Décadas depois, ela se tornaria o principal nome da modalidade no Brasil.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Campanha Touca Rosa tem 2ª edição no combate ao câncer de mama"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *