Campanha chama atenção para o cuidado com a saúde dos gatos

684 0

Da Redação – Para estimular o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) em gatos, a Elanco, divisão de saúde animal da Lilly, realiza pelo segundo ano a campanha Março Amarelo – amarelar é amar. O mês de março foi escolhido por se tratar do mês internacional do rim e por marcar os esforços de nefrologistas do mundo todo pela prevenção das doenças renais. O foco principal da campanha é a saúde dos felinos, uma vez que a incidência da doença nos gatos é alta e seus tutores não têm o costume de levá-los com frequência ao veterinário.

Entre os principais sintomas em felinos estão perda de apetite, perda de peso, aumento no consumo de água e aumento da frequência da urina, deterioração na pelagem, cansaço, fraqueza, vômitos, feridas na boca e mau hálito. Já o diagnóstico definitivo é feito por meio de exames de sangue, urina e ultrassom abdominal, complementados com a aferição da pressão arterial.

Com o mote “Amarelar é amar”, a campanha vai alcançar dois públicos: os médicos veterinários, com informações técnicas sobre aumento de qualidade de vida e sobrevida dos gatos, e a população em geral, principalmente os tutores de gatos, compartilhando dados relevantes para que eles levem os seus felinos ao médico veterinário com maior frequência. “O conceito da campanha do Março Amarelo é baseado no ato de amar e cuidar do animal e as mídias sociais serão a principal plataforma de divulgação e conscientização para o público em geral”, afirma Gabriela Klein, coordenadora de Marketing da Elanco.

A DRC é uma das principais causas das idas dos gatos ao veterinário e pode atingir cerca de 60% dos animais idosos. Há estimativas de que entre 20 e 50 % dos gatos com mais de 9 anos tenham DRC em algum grau. Além disso, a doença é três vezes mais frequente em gatos do que em cães. “A doença apresenta sintomas apenas em estágio avançado, quando os rins do animal estão com 75% de sua função comprometida, o que torna os check-ups periódicos fundamentais para identificação da DRC em fase precoce e tratamento adequado, evitando o sofrimento do animal”, alerta Bruna Tadini, médica veterinária de Animais de Companhia da Elanco.

Terapia – Em caso de confirmação, o tratamento é feito levando em consideração o grau e a evolução da doença. Podem ser utilizados medicamentos orais específicos que diminuem a perda de proteínas pela urina, um dos problemas gerados pela DRC. Também é importante controlar a alimentação do animal, já que dietas com muita proteína ou com grande quantidade de fósforo colaboram para o agravamento da doença renal. A adequação nutricional pode ser feita pelo uso de ração comercial específica ou de dieta caseira balanceada, desde que recomendada pelo veterinário.

Para facilitar o tratamento – A Elanco vai lançar, em breve, a versão palatável do Fortekor™, medicamento voltado para o tratamento de doenças renais em gatos e para insuficiência cardíaca em cães. A versão flavorizada possui uma tecnologia exclusiva, que dá o sabor de carne ao medicamento. As partículas cobertas com Benazepril são revestidas com um filme especial, que não dissolve na boca dos pets, diferente do que ocorre com boa parte dos comprimidos palatáveis. “Nesse caso, não é o comprimido que está revestido, mas a molécula, o princípio ativo, o que garante uma aceitação pelo animal incomparável”, garante Bruna.

O Fortekor™ é o líder de prescrições em cardiologia e nefrologia há mais de 10 anos em mais de 40 países e sua administração é feita em dose única diária. O medicamento aumenta a expectativa de vida de cães com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e gatos com doença renal crônica (DRC), além de melhorar a qualidade de vida desses animais. A aceitação do novo Fortekor™ palatável é de 8 em cada 10 cães (79,4%) e de 9 em cada 10 gatos (88%), com administração na mão, no comedouro ou misturado ao alimento.

Serviço – Campanha pela Saúde dos Felinos, na segunda-feira (27), das 10h às 18h, no Hospital Veterinário Modelo (Rua Carijós, 147 – Santo André – Telefone: (11) 4451-2470)

Confira o vídeo oficial, incentivando as pessoas a compartilhar a #amarelareamar com os amigos.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Campanha chama atenção para o cuidado com a saúde dos gatos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *