Caem vendas de veículos no mês de abril de no Rio Grande do Sul

236 0

Os dados foram divulgados pela Fenabrave/Sincodiv-RS com base nos emplacamentos do mês

Da Redação – A venda de veículos no Rio Grande do Sul, assim como em todo o mundo apresentou números negativos. Desde o dia 23 de março, nosso Estado passou por diversos momentos, desde o fechamento das portas do comércio em todo território gaúcho até a reabertura restritiva em alguns municípios.  Durante este período entre o final de março e o mês de abril algumas conquistas encabeçadas pelas entidades foram importantes como: a abertura das oficinas pela essencialidade da atividade frente a pandemia e a mobilidade, a abertura das lojas na maioria dos municípios com contaminação controlada, a possibilidade de legalização das vendas praticadas através de telemarketing e internet, com a entrega do veículo nas concessionárias, embora com as portas fechadas.

Segundo os dados apurados pela Fenabrave/Sincodiv-RS , a queda em relação a abril de 2019 foi de quase 62% se levarmos em conta todos os segmentos. Neste sentido o setor mais prejudicado em emplacamentos foi a venda de automóveis que contabilizou queda de 72%. Na capital Porto Alegre que segue com as portas fechadas em decorrência de Decreto Estadual, comercializou 509 unidades, em abril de 2019 as vendas do mês somaram 2.721 unidades.

A Fenabrave/Sincodiv-RS acredita que a queda nas vendas irá comprometer muitos postos de trabalho, principalmente nos municípios que estão com as portas fechadas, a curto prazo cerca de 15% dos profissionais já foram ou serão demitidos,  atingindo cerca de 2.500 colaboradores. Outra questão relevante é que as concessionárias mantêm grandes estruturas com altos custos fixos, muitas delas não possuem caixa para manter essas estruturas sem vendas. Vale lembrar que, o setor já havia acumulado queda de 50% nas vendas desde 2014 com o início da crise político/econômica sofrida pelo país.

A Bandeira das entidades para o mês de maio é o retorno das atividades de forma consciente e com todos os resguardos que a pandemia exige. “Não somos empresas onde o fluxo é intenso e descontrolado, contamos com uma cartilha de boas práticas para impedir a disseminação do Covid19 elaborada pela Fenabrave Nacional, que já foi distribuída de forma eletrônica para todas as 700 concessionárias do RS. Mas, o mais importante é que acreditamos na essencialidade da nossa atividade, vendemos veículos e ele é a principal ferramenta de mobilidade disponível no mercado. A profunda recessão econômica, ainda que temporária, quando do episódio recente da greve dos caminhoneiros, demonstra, claramente, na prática, tal fundamentação acerca da essencialidade da nossa atividade.”, afirma Paulo Siqueira, presidente Fenabrave/Sincodiv-RS.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Caem vendas de veículos no mês de abril de no Rio Grande do Sul"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *