Borboletário de Diadema leva o “Natureza Viva” às escolas

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Da Redação – Para promover o contato da criança com a natureza, uma vez que muitas delas não conhecem a importância de insetos e animais, a Secretaria de Meio Ambiente de Diadema lançou o Projeto “Borboletário vai à Escola – Natureza Viva”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 700 alunos, vinculados ao Programa Cidade na Escola, já receberam a visita dos educadores ambientais da Prefeitura. Hoje, 18/4, foi a vez da Escola Municipal Zilda Gomes, em Piraporinha. Nos próximos meses, o projeto será estendido aos demais estudantes da rede.

Com uma linguagem adequada às crianças, o Projeto Natureza Viva apresenta a experiência e o conhecimento do Jardim Botânico e Borboletário para alunos e professores do Programa Cidade na Escola. Para cumprir esse objetivo, os educadores ambientais  levam, às escolas municipais, alguns animais vivos e outros conservados em vidros, como sapos, cobras e lagartixas.

E também exibem vídeos educativos para explicar aos estudantes sobre as atrações do Jardim Botânico de Diadema tais como trilhas, borboletário, estufa, casa animália (construção ecológica feita com material reciclado e telhado verde). A palestra é animada com fantoches de pessoas e animais, canções infantis como a do “Sapo Cururu” que servem para discutir assuntos como a importância dos seres vivos, combate e prevenção à dengue e febre amarela, dentre outros temas atuais.

Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Tatiana Capel, a parceria com a Secretaria de Educação foi ampliada este ano. “Anteriormente, eram os alunos que visitavam o Borboletário. Agora, é nossa equipe que está indo às escolas. Estamos investindo para que essa nova dinâmica possa contribuir, ainda mais, para a educação ambiental das nossas crianças”, disse. “Quando o público-alvo é infantil, trata-se de uma ação de semeadura, na qual a cidade investe agora e começar a colher já num futuro próximo. O resultado é bem positivo, pois cria uma nova geração de cidadãos com mais conscientização ambiental”, explicou.

Agenda 21 – Em vez de alunos, o Jardim Botânico de Diadema recebeu na semana passada, professores estagiários do Programa Cidade na Escola, para uma aula de capacitação de educação ambiental sobre a “Agenda 21”,  um documento aprovado por 179 países que participaram Eco 92 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992.

Além de sessão de vídeos, os visitantes aprenderam a fazer um terrário, conheceram o Borboletário, a estufa, as trilhas e lagos do local. Essa parceria, entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, tem por objetivo oferecer formação para alunos e educadores da Prefeitura.

“Foi maravilhoso. Até uma tartaruga eu pude pegar. Isso eu não fazia desde os meus tempos de criança. Além de conhecimentos novos, ganhei também o terrário que eu mesma montei e vou usar para enriquecer meus encontros com os alunos”, disse Sheila Barboza Araujo Coleto, educadora junto ao Programa Cidade na Escola. “Para mim, foi importante conhecer a Agenda 21  e ficar mais consciente da nossa responsabilidade com a Natureza”, explicou ela, que é estudante de Pedagogia.

“Nosso trabalho sempre se pauta pelo lema da Eco 92 que é ‘pensar globalmente, agir localmente’. É importante que todos esses professores se capacitem e assim contribuam para que seus alunos se tornem cidadãos responsáveis na preservação e promoção do meio ambiente”, explica o biólogo Sandro Santana, coordenador de educação ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema.

Além de assistirem a vídeos, os educadores fizeram uma aula prática para montar um terrário, reutilizando um pote de vidro. A experiência teve por objetivo exemplificar a importância do equilíbrio para a preservação do nosso planeta. Para fazer um terrário, no recipiente são depositadas camadas de pedra, areia, micorriza (raízes), terra e, por último, uma muda de planta e um pouco de água. E para demonstrar a função protetora da camada de ozônio, que envolve nosso Planeta, o vidro é tampado com filme plástico. “A partir de um simples terrário, o educador pode ensinar e aprender sobre solo, água, ar, luz e seres vivos em um ecossistema equilibrado”, disse Sandro. No final da capacitação, cada um dos professores ganhou como presente o seu próprio terrário e uma apostila de educação ambiental.

Borboletário – Pioneiro da Região Metropolitana de São Paulo, o Borboletário de Diadema foi inaugurado em 16 de setembro de 2005, no Jardim Botânico Municipal, que tem mais de 26.000 m². No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, conservação e pesquisa de borboletas, onde biólogos estudam os hábitos e desenvolvimento das espécies.

Durante as visitas, que exigem agendamento prévio, os interessados podem conhecer a vida das borboletas em todos os seus estágios: em ovos, depois na forma de lagartas e, finalmente, como pupas. E, por fim, aprendem sobre a importância e a função delas equilíbrio do meio ambiente. Para conhecer o Borboletário Diadema, o interessado deve agendar, previamente, pelo telefone 4059-7619 ou e-mail educ.ambiental@diadema.sp.gov.br . Saiba mais, acessando o hotsite www.diadema.sp.gov.br/borboletário .

Programa Cidade na Escola – Atualmente, quase 2.000 crianças de seis a 10 anos (1º ao 5º ano) são beneficiadas com o Programa Cidade na Escola, em 18 escolas municipais. De segunda a sexta-feira no horário do contraturno escolar, os alunos participam de atividades como meio ambiente, auxílio à alfabetização e matemática, línguas estrangeiras e de sinais, canto e coral, dança, atividades circenses por meio do Circo Escola, natação no programa Acqua Kids, discotecagem, grafite, hip hop e oficinas de pandeiro com o grupo Matéria Rima.

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