Da Redação – A Biblioteca Nair Lacerda passou a contar com mais um serviço nesta sexta-feira (29). Foi inaugurado o Biblioteca Acessível, novo serviço de acessibilidade para deficientes visuais e de baixa visão. Com a iniciativa, Santo André se tornou a primeira cidade no ABC a contar com a nova tecnologia.
Trata-se de um projeto da Secretaria de Cultura de Santo André aprovado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que forneceu para a biblioteca uma série de equipamentos que garante a estas pessoas o acesso ao conteúdo de livros e documentos impressos em tinta.
Presente à cerimônia de entrega do novo serviço, o prefeito Paulo Serra destacou a importância do novo serviço da biblioteca. “Mais uma vez Santo André é pioneira em equipamentos públicos de acessibilidade. Mais de 6 mil pessoas passam diariamente por aqui, por isso estamos trabalhando muito essa questão de facilitar o acesso às pessoas com deficiência. Essa biblioteca já era referência em obras em braille e agora mais ainda, com esse novo equipamento, único na nossa região”, disse.
A secretária de Cultura, Simone Zárate, comentou a importância dos novos equipamentos e os esforços que a secretaria está adotando para garantir o acesso ao público. “A biblioteca tem de ser acessível para todos”, afirmou. Já a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência esteve representada no evento por Lara Souto Santana, que ressaltou a importância do projeto. “Os equipamentos são importantes, mas o mais importante são os funcionários que prestam o serviço e o público”.
Novos equipamentos – Santo André foi um dos cerca de 60 municípios paulistas selecionados no concurso ‘Acessibilidade em Bibliotecas’, uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com a seleção, a cidade foi contemplada com um kit de equipamentos de tecnologia assistiva, composto por ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador.
Antes da abertura do novo serviço, os funcionários da biblioteca passaram por uma capacitação para uso dos equipamentos, oferecida pela Secretaria de Estado.
Acervo Braille – O novo kit possibilitará a ampliação das ações da Biblioteca Nair Lacerda relacionadas à acessibilidade. A biblioteca conta com um acervo Braille com 1.571 exemplares e 384 livros falados disponíveis para empréstimo, além de um computador adaptado para deficientes visuais.
O evento desta sexta-feira teve a participação de Vanny Massini da Costa, funcionária aposentada da Prefeitura e que participou da implantação da Biblioteca Braille da cidade, em 1968. Ela destacou a importância do trabalho realizado pela biblioteca e elogiou os novos equipamentos, que melhorarão ainda mais os trabalhos prestados aos deficientes visuais. O horário de funcionamento da Biblioteca Nair Lacerda é, de segunda a sexta-feira, 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, exceto nos feriados. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.
Nenhum comentário on "Biblioteca de Santo André é a primeira do ABC a contar com novo serviço de acesso a deficientes visuais"