Da Redação – Nesta quinta-feira (dia 2), mais de 3,7 milhões de alunos matriculados na rede estadual paulista voltam às salas de aula. O calendário é o mesmo nas 5 mil unidades da Secretaria da Educação. Hoje, foi a vez do retorno de professores e equipes pedagógicas. Neste ano, pela primeira vez, em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio, serão realizadas atividades de acolhimento. A proposta é dar boas-vindas aos novatos e aproximar classes e educadores.
A Secretaria também definiu para todo o mês de fevereiro um projeto de reforço. Em sala, durante o horário regular, professores trabalharão as habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática que precisam ser desenvolvidas ou ampliadas. Os pontos foram definidos com apoio dos resultados da avaliação de aprendizagem do 4º bimestre e do boletim do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP).
Ao longo do ano letivo, as unidades terão ainda autonomia para utilizar parte da aula regular para a aplicação de uma nova abordagem pedagógica e exercícios aos alunos com dificuldades. Para isso, os educadores devem reunir a classe em grupos formativos ou estações rotacionais.
Centros de Estudos de Línguas – As atividades dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) também têm início amanhã. São seis opções de cursos gratuitos: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês. As ofertas de aulas e idiomas variam de acordo com a unidade. Os CELs são organizados em seis semestres (ou 3 anos), com aulas quatro vezes por semana no contraturno do horário regular a alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A única exceção é o de inglês, cujo programa é de nível intermediário, composto por dois semestres (ou 1 ano) e indicado a estudantes do Ensino Médio – 1ª à 3ª série.
Nenhum comentário on "Aulas na rede estadual de São Paulo começam nesta quinta-feira"