Texto: Mark Ribeiro (PMSCS)
Da Redação – A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou a audiência pública para a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2019. A plenária desta sexta-feira (27/9), na Câmara, foi marcada por elogios de vereadores e da população, especialmente com relação à transparência dos investimentos e à eficiência da gestão no setor.
A apresentação ficou por conta da secretária da Pasta, Regina Maura Zetone, que detalhou todas as despesas e ações executadas na área. A Prefeitura investe 25% de suas receitas no setor, muito acima do mínimo exigido pela Constituição Federal (15%). Percentual que garante a modernização dos equipamentos públicos, sistemas e processos, além da capacitação dos profissionais, refletindo na elevação da qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
Regina destacou a realização de diversas auditorias para a fiscalização de internações, prontuários e contratos; as revitalizações de nove Unidades Básicas de Saúde; a inauguração do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Zoraide Maria Rampasso; entre outros investimentos.
Fato que mereceu atenção especial foi a despesa com a Assistência Hospitalar (R$ 204,4 milhões), muito maior do que o gasto com a Atenção Básica (R$ 17,3 milhões). “A saúde pública deve sempre fortalecer a entrada do sistema, que é a Atenção Básica. Mas esta é uma questão cultural. Queremos conscientizar a população para que, em casos não urgentes, procure a UBS do seu bairro e não vá direto à emergência (hospitais).”
A Saúde de São Caetano do Sul está inserida no amplo processo de informatização dos departamentos públicos municipais. Prova disso é a implantação do prontuário eletrônico em toda a rede, para atendimentos mais ágeis e eficientes. O trabalho de Regina à frente da Pasta foi exaltado pelo vereador Edson Parra. “É a melhor secretária de Saúde do Brasil.”
Confira alguns números apresentados na audiência pública de prestação de contas da Saúde (dados de janeiro a agosto de 2019):
Ações de promoção e prevenção em saúde – 227.078;
Procedimentos clínicos (consultas) – 1.284.144;
Procedimentos com finalidade diagnóstica (exames) – 1.137.776;
Procedimentos cirúrgicos – 25.691;
Órteses, próteses e materiais especiais – 1.634;
Internações no Complexo Hospitalar – 3.903; Internações no Hospital de Emergências Albert Sabin – 2.302.
Nenhum comentário on "Audiência pública expõe transparência e eficiência da Saúde de SCS"