Atletas da Paracanoagem visitam escolas de Ilha Comprida

557 0

Da Redação – Os atletas da Seleção Brasileira de Paracanoagem realizaram treinos ao longo da semana no município de Ilha Comprida, no litoral-sul de São Paulo, e aproveitaram para conversar com estudantes da rede pública de ensino da cidade litorânea. A cidade contou com a presença dos atletas Igor Alex Tofalini e Mari Santilli, além de Fernando Rufino, um dos grandes nomes da modalidade.

De acordo com Thiago Pupo, técnico da equipe, as crianças da cidade puderam entender melhor o esporte paralímpico. “É importante incentivar os pequenos a praticarem esportes e mostrar que mesmo com algum tipo de deficiência é possível brilhar como atleta”, explicou.

Os alunos das escolas prestigiadas preparam apresentações para receber os representantes da Seleção e mostraram que o espírito olímpico e paralímpico está presente. “Em conversa com o Thiago, que estudou e se criou em Ilha Comprida, conseguimos que os representantes da equipe passassem uma mensagem de perseverança para os estudantes”, comentou o diretor municipal de esportes, Ricardo Ragni.

Além das instituições de ensino, o projeto Ilha Jovem, voltado à socialização de jovens entre 10 e 29 anos, também recebeu a visita paralímpica. Vice-campeão mundial de Paracanoagem na Rússia e bronze em Milão, Fernando Rufino afirmou ser peça fundamental neste desenvolvimento. “O esporte me trouxe muitas oportunidades e acredito que a educação tem que estar nesse processo. Eu vim lá do interior do Mato Grosso do Sul e as condições na minha época eram diferentes. A gente precisa mostrar para a criançada que o futuro está nas mãos delas e que todo sonho vale a pena ser sonhado”, finalizou.

Águas de Ilha Comprida – O principal objetivo da Seleção Brasileira de Paracanoagem ao treinar em Ilha Comprida era aproveitar as condições das águas da região, similares à Lagoa Rodrigo de Freitas, palco das provas da modalidade no Rio de Janeiro.

Conforme explica o técnico Thiago Pupo, a água é mais agitada, com algumas ondas, assim como no local de competições. “Nós buscamos trabalhar o equilíbrio dos atletas e ambientá-los às mais diversas condições. No Centro de Treinamento, em São Paulo (SP), a raia é mais tranquila e procuramos trabalhar a versatilidade dos nossos competidores na remada”, explicou.

Os treinos são uma parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) com a Prefeitura Municipal de Ilha Comprida. Na visão de Leonardo Maiola, supervisor da Paracanoagem, “o objetivo é oferecer as melhores condições para que os atletas tenham ainda mais competitividade nos Jogos. Nossos técnicos identificaram neste local uma similaridade ao local onde serão realizadas as provas de Paracanoagem e graças ao apoio da Prefeitura de Ilha Comprida podemos desenvolver ainda mais esta adaptação”.

A Paracanoagem estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e terá provas de 200m nos dias 14 e 15 de setembro.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Atletas da Paracanoagem visitam escolas de Ilha Comprida"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *