Da Redação – A população de Mauá está cansada de tanto descaso na saúde e na educação. Está atormentada pelo desemprego. As mulheres ficam aflitas porque não dispõem de creches para deixar seus filhos e, dessa forma, não podem sequer procurar emprego. Foi o que o candidato a prefeito de Mauá Atila Jacomussi ouviu nessa quarta-feira (24), durante caminhada na região central da cidade. “Seria importante construir novas creches e ampliar as vagas, porque do jeito que está, está horrível. Precisamos urgente de mudanças”, afirmou a desempregada Raquel Sales Nogueira, mãe de dois filhos, um menino de 2 anos e uma menina de 2 meses.
Moradora da Vila Magini, ela já teve dois pedidos de matrícula recusados na creche. Como não tem dinheiro para pagar por uma creche particular, não consegue ir à luta em busca de trabalho. Mas ela acha que a partir do próximo ano, a situação vai melhorar. “Achei que o Atila tem boas propostas”, disse, após encontro com o candidato.
“Aqui na Vila Magini, o que mais ouvi do povo foi reclamação sobre falta de vagas em creche e sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em estado precário. As pessoas têm dificuldade, precisam entrar na Justiça para conseguir medicamentos e vagas”, disse o candidato do PSB. “Vamos zerar o déficit de vagas e vamos tornar decentes as condições das UPAs, com médicos e medicamentos, além de criar espaços de lazer”.
O plano de governo de Atila prevê implantar o programa Criança na Creche, para zerar a espera por vagas, por meio de convênio com creches particulares. Prevê também investimento em escolas de tempo integral e na garantia de entrega de uniforme e material escolar gratuitos para todos os alunos da rede municipal, entre outras medidas na área de educação.
Na saúde, além de melhorar o atendimento nas UPAs, Atila planeja reabrir o pronto-socorro do Hospital Nardini em seis meses, construir o Centro de Referência da Saúde da Mulher, com atenção especial ao casos de câncer de mama e colo de útero, e implantar o Poupatempo da Saúde, entre outros programas.
Quem o conhece sabe que ele promete o que cumpre. É o caso do vendedor ambulante Lucas Isidoro. “Minha vida toda, o PT esteve no governo de Mauá e não vi a cidade prosperar. O Jardim Oratório está abandonado, ninguém nunca fez nada por nós. O transporte é muito ruim. Minha esposa está grávida de 8 meses e não conseguimos um atendimento decente. Mas confio no Atila, porque ele garantiu o Poupatempo e fez investimentos no Hospital Nardini”, disse Isidoro, referindo-se a duas conquistas de Atila para a cidade como deputado estadual, cargo do qual se licenciou para concorrer à Prefeitura.
De manhã cedo, antes de o sol raiar, Atila esteve no terminal da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Em conversa com eleitores, prometeu construir um novo Terminal Rodoviário, integrado com o terminal de trens, e disse que Mauá não pode ser uma cidade dormitório. O plano de governo prevê também políticas de incentivo para que empresas se instalem
em Mauá, aumentando a oferta de empregos na cidade.
Nenhum comentário on "Atila promete mais vagas em creches e dignidade nos postos de saúde"