* Osmar Junqueira Lima – O maior meio de comunicação do ser humano será sempre a fala, a sua língua falada diariamente. Os grandes líderes da humanidade tornaram-se líderes pela palavra, pela fala, Sócrates, Cristo, Gandhi, Luther King e tantos outros.
As pessoas exercem uma profissão bem ou mal com o exercício da fala, na comunicação direta com seus interlocutores, daí a necessidade de expressar-se corretamente, falar corretamente, além de credibilidade é sinal de conhecimento.
Não se justifica um profissional de qualquer área falar uma língua torpe, com empregos esdrúxulos de palavras sem nexo, sem sentido. Ouvimos pessoas de profissões qualificadas com um linguajar que não condiz com a profissão nem com a função exercida pelo referido profissional.
Há certos verbos castigados por estes profissionais; o verbo ‘chamar’ é um dos verbos mais castigados. Chamar é verbo, normalmente, transitivo direto, exemplo: Chame o médico, chamou o pai, morreu chamando a mãe. Chamar é verbo transobjetivo, admite predicativo do objeto, exemplo: chamaram-no tolo, chamaram-no de tolo. Chamar no sentido de perguntar o nome, saber o nome da pessoa, é verbo pronominal, diga, corretamente, como você se chama, como ela se chama, e nunca, como se ouve diariamente, ‘como você chama’, além de incorreto demonstra grosseria do falante, para não se esquecer, diga, como você se chama e a resposta correta, eu me chamo Pedro, e assim por diante.
Outro verbo castigado por estes falantes é o verbo ‘precisar’, precisar no sentido de necessitar é, rigorosamente, verbo transitivo indireto, exige preposição, nunca diga ‘preciso sua ajuda’ mas preciso de sua ajuda, precisamos de boas ações.
O verbo preferir é outro verbo castigado por estes falantes, preferir quer dizer querer antes, não admite termos comparativos, nunca diga ‘prefiro mais leite do que café’, diga sempre, prefiro leite a café, prefiro doce a salgado, e assim por diante. .
Até a próxima!
* Osmar Junqueira Lima é professor de Português (Literatura e Letras Modernas), ex-coordenador do Curso Objetivo e um dos fundadores da Unidade de Santo André do Objetivo e editorialista do site CliqueABC. Contato com o colunista pelo e-mail professor.osmar.junqueira@gmail.com
Nenhum comentário on "Atente para os verbos, e seus complementos…"