* Carlos Alberto Coquinho Bazani – Enganam-se aqueles que acham que Ary Toledo é simplesmente um Pau de Arara, comedor de ginetes, e um simples contador de mais de 50 mil piadas. Ele é um dos mais completos artistas brasileiros da sua geração: ator, dublador, humorista, cantor, compositor, teatrólogo, entre outras funções culturais.
Ary Christioni de Toledo Piza nasceu em 2 de agosto de 1937, na cidade de Martinopolis (SP), e aos 2 anos de idade se mudou com a família para Ourinhos (SP). Veio para a capital paulista aos 22 anos, onde começou a trabalhar como faxineiro no lendário Teatro de Arena.
Participou do espetáculo Arena Contra Zumbi e outras produções ao lado de Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Juca de Oliveira, Dina Sfat, Paulo José, Luis Carlos Arutin, então diretor da sala teatral. Autor de diversos textos, como A Criação do Mundo Segundo Ary Toledo, Tamanduá Come Formiga e o Elefante Leva a Fama, e muito mais.
Como cantor emplacou diversos sucessos: Pau de Arara (Comedor de Giletes), de Vinicius de Morais e Carlinhos Lyra; Linda Meu Bem (Demetrius), Rosinha, Dona Marocas, Mataram o Meu Carneiro, e outras tantas de domínio público resgatadas do folclore brasileiro.
Ary foi casado por muitas décadas com a saudosa atriz, jurada de programas de TV, e produtora Marli Marley (1968/2014). A sua competente produção é composta por Fátima Freitas, Jorge Abud, Edvaldo Rodrigues, que são atualmente sua verdadeira família.
Ary Toledo morou por alguns anos no centro de Santo André, na Rua Savino Degni, em frente ao Largo da Estátua, continuação da Oliveira Lima. Manteve estreitos laços de amizade fraternal com o saudoso comerciante Artur Peduto da Loja Paulistinha, que o apoiou e incentivou o artista no início de sua brilhante carreira. Artur realizava festas e churrascos em sua residência na Vila Assunção, sempre regada a dezenas de piadas contadas por Ary.
Dona Isolina, irmã do artista, foi proprietária de um restaurante que servia comida caseira na Avenida Higienópolis com a Rua Carlos Magno, na Vila Gilda. O povo andreense e Ary mantêm até hoje uma relação de carinho e amizade, pois ele é um dos artistas que mais se apresentou na cidade, desde o Teatro de Alumínio, passando pelo Municipal, clubes e espaços culturais.
Fica aqui a nossa homenagem a esse grande artista, que pode e deve ser considerado um ‘andreense de coração’!
* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Foi colaborador do Jornal Informação Resumo Jovem; da Gazeta do Grande ABC; da Rádio Orion FM e trabalhou na Assessoria de Comunicação e na Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Santo André. É membro eleito do Conselho Diretor do Fundo de Cultura, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: carlosalbertobazani@gmail.com.br
Já dei muitas gargalhadas com Ary…hehehe