A campanha espera inspirar, engajar e mobilizar as pessoas para acabar com o analfabetismo no Brasil
Da Redação – O Brasil conta atualmente com cerca de 11,3 milhões de analfabetos, mais de 1 milhão de estudantes com escolaridade atrasada e 1,5 milhão de jovens fora da escola. Uma situação que parece ser impossível de solucionar. E, diante de um problema sem resolução, as pessoas tendem à inércia. Afinal, para que se esforçar por algo que não tem jeito? Pensando nisso, a Artplan criou a campanha “Abaixo-Não-Assinado” para a Rede de Professores Synapse.
O filme leva a seguinte reflexão: e se existisse um abaixo-assinado para representar os milhões de brasileiros analfabetos? Um abaixo-assinado em branco, onde cada não-assinatura representa uma das milhões de pessoas que ainda não conseguem assinar o próprio nome.
Todo filmado em preto e branco, a produção foi realizada em Aracaju (SE), por alunos e professores da LuCA – coletivo de inovação social que utiliza criatividade, ciência e tecnologia para o ensino da linguagem audiovisual a crianças e jovens de comunidades carentes, do interior do estado.
Milhões de brasileiros não podem assinar um abaixo-assinado. No entanto, muitos outros, podem. Por isso, a iniciativa também conta com uma petição online em prol de melhorias nas políticas de educação e contra o analfabetismo. Quem quiser participar do movimento deve assinar pelo link http://chng.it/dLXNXv5KpF. Outras informações sobre a inciativa ainda podem ser obtidas no site http://abaixonaoassinado.org/.
“É possível mudar a realidade da alfabetização nas escolas públicas do Brasil. E o movimento das professoras e professores da Rede Synapse tem mostrado isso. Dar visibilidade para essa causa é reconhecer e valorizar esses profissionais que, para mim, são verdadeiros heróis e heroínas”, ressalta Saulo Barreto, Pesquisador Associado e Cofundador do IPTI.
“É muito bom quando a gente ama o nosso trabalho. Mas tem trabalhos que a gente ama um pouco mais do que os outros. Ajudar a promover iniciativas de responsabilidade social, sobretudo quando de trata de um projeto de educação, é um verdadeiro presente para profissionais de comunicação como nós”, completa Fábio Maia, Redator Sênior e Gerente de Conteúdo da Artplan.
A campanha será veiculada na Rede Globo, além do Vimeo e redes sociais do IPTI e Rede Synapse, a partir do dia 04 de outubro. O vídeo completo está no link: https://vimeo.com/396706284.
Sobre Rede de Professores Synapse
A Rede de Professores Synapse (projeto do IPTI – Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação), é um coletivo de educadores de escolas pública de municípios de baixa renda, que está fazendo a diferença em muitas comunidades e representando a esperança no combate ao analfabetismo. Hoje, a Rede de Professores Synapse está presente em 2 estados brasileiros, 15 municípios, envolve mais de 150 escolas, beneficia diretamente mais de 300 professores alfabetizadores e cerca de 8 mil alunos.
Sobre a Artplan – Desde 2006 sob a liderança do presidente Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência brasileira com capital 100% nacional, atuando como hub de soluções de comunicação aos seus clientes. Possui cerca de 370 colaboradores, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro (ambos liderados pelo sócio e CEO Antonio Fadiga) e Brasília (com Duda Moncalvo na Diretoria-Geral). Em 2019, a Artplan saltou da décima para a sexta posição no Ranking de Agências, da Kantar Ibope Media. Avaliada em quarto lugar como Agência do Ano pelo mercado publicitário (Scopen 2018/2019), a Artplan tem sido destaque na liderança de Novos Negócios, nos últimos cinco anos. Certificada, seis vezes, pelo Great Place to Work, como uma das melhoras empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina.
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