Evento faz parte da ação de fomento e difusão #JuntospelaCultura2020 em parceria com o município do ABC Paulista, que terá transmissão online no dia 21 de novembro a partir das 16 horasLink com fotos: https://bit.ly/36Gwc3N
Da Redação – Iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, a #ViradaSPOnline, festival de música, cultura urbana e artes cênicas, reunirá várias atrações no próximo sábado, dia 21 de novembro, a partir das 16h. Toda a programação será transmitida ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso pela plataforma #CulturaEmCasa.
Com apresentações de artistas como Letrux e os grupos Pedra Branca, Mato Seco, esta edição da #ViradaSPOnline acontece em parceria com o município de Rio Grande da Serra, localizado no ABC paulista. A cidade foi selecionada a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura2020. Diversos artistas locais também estão na programação, como a soprano Juliana Rosa, Paloma Soares, as bandas Pallas, The Cleaners, O Anabela e Cara de Pau – DJ Titiu + MC vira lata.
Já estão programadas mais 15 edições da #ViradaSPOnline. Todas as cidades foram selecionadas por meio de chamada pública no âmbito do programa #JuntospelaCultura, cujas inscrições ocorreram de 9 de setembro a 6 de outubro. Os resultados podem ser conferidos no portal www.juntospelacultura.com.br.
Programação para todos os estilos
As lives de Mato Seco, Pedra Branca e da soprano riograndense Juliana Rosa, que estará acompanhada pelo pianista Gabriel Marques, acontecem diretamenteo do palco do Teattro Sérgio Cardoso. Todo o conteúdo também ficará disponível na plataforma #CulturaEmCasa pós-evento, para exibição por demanda.
Outra atração desta #ViradaSPOnline é a seletiva São Paulo do Duelo Nacional de Mcs 2020, criado pela Família de Rua. A ação é voltada para a essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas, um dos pilares da #Virada e da plataforma #CulturaEmCasa. Na seletiva paulista, a organização é do MC Mamuti, um dos integrantes da comissão do concurso Batalha de Rimas que acontecerá nas próximas #ViradasSPOnline.
Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria reformulou a proposta de fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020 e celebrar a força da cena cultural das cidades paulista, além de divulgar amplamente o trabalho dos artistas de cada município. As duas primeiras edições online da #Virada ocorreram em agosto e outubro. A primeira foi realizada em parceria com a cidade de Salto. E a segunda com municípios do Vale do Futuro – Iporanga Registro, Apiaí e Eldorado. Além dos artistas locais, reuniram várias atrações como Elza Soares, Paulo Miklos, Amilton Godoy, Ellen Oléria e Pato Fu, Pitty, Garotos Podres.
“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens e de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e outros países. E este é o objetivo tanto da #ViradaSPOnline como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.
Programação:
16h Início transmissão
16h30 Pedra Branca
17h30 DJ Koala
17h30 Juliana Rosa
18h Mato Seco
19h Banda O Anabela
19h30 Amigos da São Bento
Grafite Streetart
20h Seletiva São Paulo – Duelo de MCs Nacional 2020
21h30 Letrux
22h30 Banda The Cleaners
23h Paloma Soares
23h30 Cara de Pau – DJ Titiu + MC Vira Lata
00h30 Banda Palla
Serviço:
Plataforma: www.culturaemcasa.com.br
Redes Sociais:
Sobre a plataforma #CulturaEmCasa
A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Desde seu lançamento em abril, registrou cerca de 2 milhões de visualizações e 1,5 mil conteúdos disponibilizados para 130 países e 2,6 mil cidades.
O conteúdo é gerado pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo. A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri.
Realizado pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna. É transmitido de sexta a domingo, às 21h30.
A plataforma segue apresentando as lives do Intensivão #CulturaEmCasa (que atualmente ocorre de segunda a quinta-feira às 17h). O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.
Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado às segundas e quartas-feiras, às 17h.
Nenhum comentário on "Artistas de RGS integram a #ViradaSPOnline com Letrux e Pedra Branca e Mato Seco"