Da Redação – Inovar para ensinar com sentido. Esse tem sido um dos grandes desafios de diversas instituições de ensino. Uma delas, localizada em Santo André, ABC paulista, está levando-o bem à sério. É o caso da Cycle International School. Pioneira em educação infantil bilíngue no ABC. A escola acaba de disponibilizar a versão beta de um aplicativo que promete transformar a maneira como pais e educadores se relacionam em prol da educação dos pequenos.
Com uma proposta inédita, a ferramenta já disponível para smartphones Android e iOS será alimentada pelos professores diariamente e trará informações individualizadas dos alunos, facilitando aos pais o acompanhamento das atividades, reações e a evolução dos filhos. Segundo a diretora da escola, Camila Nascimento Siqueira, a ideia de desenvolver o app surgiu a partir da necessidade identificada dentro da instituição, percebeu-se que a tecnologia poderia ser uma aliada em função da rotina corrida dos pais e a vontade de receberem mais informações sobre a rotina dos filhos.
Dentre outros benefícios, o app permitirá, principalmente, que os pais acompanhem diretamente o dia a dia escolar e que tenham contato direto, em tempo real, com os educadores. “Nossa ideia com esse projeto é fomentar ainda mais uma comunidade de pais engajados nos assuntos relacionados aos seus filhos. Demos mais um passo rumo ao que compreendemos ser o ato de educar. Com esse pensamento, a participação ativa da família é fundamental. O resultado da formação das crianças é a união de como são impactados dentro e fora da escola. Dar aos pais essa oportunidade é algo muito valioso”, comenta a Diretora da Cycle, Camila Nascimento Siqueira.
Entre outros dados, o app fornecerá relatórios do desenvolvimento dos filhos, imagens da participação em atividades, monitoramento das refeições diárias, possibilidade de administração de medicamentos, além do calendário de eventos da escola. Inicialmente, o app está sendo testado com pais de uma das salas da Cycle. A disponibilização para uso de todos deverá acontecer até o final desse ano.
A iniciativa vai de encontro com um conceito já trabalhado pela Cycle que, regularmente, realiza atividades nas quais os pais se envolvem diretamente com as crianças. Um exemplo ocorre semanalmente onde, um familiar se apresenta na escola e conta uma história, sempre em prol da melhora da educação e contato com seu filho.
A inovação não para aí – Assim como o exemplo do app, outro diferencial já presente no dia a dia da escola é o Going Google. O projeto da gigante americana visa a utilização de tecnologia dentro da escola para potencializar o aprendizado. Utilizando as ferramentas do Google Apps For Education os alunos podem realizar diversas atividades, como a exploração através do Google Street View, realizar videoconferências com outras instituições de ensino através do Hangouts, entre outras ações que contribuem com a ampliação das possibilidades de aprendizado.
Na contramão de um ensino dito como “tradicional”, a Cycle, como uma escola sociointeracionista tem uma proposta que foge do lugar comum e aposta no aprendizado do inglês junto ao português desde o berçário e na criatividade para estimular a construção de saberes no dia a dia das aulas, sempre pensando na sua aplicação prática. O objetivo é fazer com o que o desenvolvimento das crianças esteja vinculado ao contexto cultural, tendo em mente a influência que o ambiente exerce sobre a sua formação psicológica. Daí o estímulo ao aprendizado pela experiência e o incentivo a autonomia desde os primeiros anos de vida.
Estímulo ao não consumismo – Seja por meio de atividades com objetos recicláveis ou ações como a da comemoração dos aniversários, onde os alunos produzem o próprio bolo e não trazem nada de casa, a ideia é deixar o viés “competição” em segundo plano entre eles. Isso torna o ambiente mais saudável, justo e cooperativo, gerando memórias verdadeiramente significativas.
Como funciona a metodologia – A metodologia de ensino da Cycle é baseada nas múltiplas inteligências aliada a pedagogia de projetos. Os alunos são estimulados a realizarem as atividades de acordo com seus interesses, além de vivenciarem experiências práticas que permitam o desenvolvimento psicomotor desde o berçário ao ensino fundamental. No berçário, são realizadas atividades sensoriais, onde são utilizados objetos que estimulam o desenvolvimento dos sentidos como o tato e o olfato, além de atividades com o professor de educação física para a motricidade e as aulas de música que potencializam o desenvolvimento da audição.
A partir do K1 (Kindengarten) as crianças começam a imersão na segunda língua. A comunicação com professores e assistentes é toda realizada em inglês, porém os alunos podem responder da maneira que se sentirem mais confortáveis. Como premissa, a partir destas turmas, as crianças são estimuladas a realizar atividades por toda a escola. Então, em sua grande parte do tempo, elas não ficam apenas na sala de aula, como é habitual na maioria das instituições de ensino.
“Com um aprendizado do segundo idioma desde a infância, a criança tem maior naturalidade no futuro para se adaptar a sua realidade seja aqui no Brasil ou em outro país. Essa questão, aliada ao aprendizado pela experiência possibilitam o desenvolvimento mais significativo das crianças e permitem que no futuro elas tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho, independente da área onde pretendam atuar”, finaliza Camila.
Para baixar o app e saber mais: play.google.com/store/apps/details?id=br.com.brasilideias.cycle
itunes.apple.com/br/app/cycle-school/id1271757944?mt=8
Nenhum comentário on "Aplicativo aproxima pais e professores enquanto filhos estão no ambiente escolar"