APL de Ferramentaria do ABC traça planos estratégicos para o setor

1269 0

Da Redação – Empresários, gestores públicos, sindicalistas e acadêmicos participaram na manhã deste sábado, dia 07, de reunião de planejamento de ações do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do ABC, realizada na sede do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, participaram da atividade, que teve por objetivo traçar, a partir das prioridades do setor automotivo e, em especial, de ferramentaria, metas e estratégias para os próximos anos.

O chefe do executivo mauaense destacou a importância da reunião de planejamento do grupo no contexto de ações para a retomada do ritmo de crescimento da economia regional e nacional. “O encontro de um setor como este, que possibilita a produção de conteúdo a partir de sugestões dos participantes, indica que é possível unir esforços e trabalhar para termos nos próximos meses perspectivas de melhora. Vejo aqui grande convergência e o sentimento de buscarmos, juntos, alternativas para avançarmos”, declarou Braga.

Os participantes estabeleceram dez eixos temáticos que consideram prioritários para as empresas de ferramentaria: Inovar-Auto; linhas de financiamento e crédito; tributos; mercados; qualificação profissional; pesquisa e inovação; parcerias nacionais e internacionais; módulos de negócios – compras e vendas coletivas; fortalecimento do APL de Ferramentaria do ABC; normas e técnicas.

Grupos de trabalho foram formados para debates as questões prioritárias e propor ações para o fortalecimento das empresas da região. Ao final da reunião, as propostas foram reunidas e serão, até a próxima semana, organizadas em um relatório que embasará o planejamento estratégico do grupo.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, relembrou avanços conquistados pela articulação entre empresários, trabalhadores e gestores públicos, como a participação do APL de Ferramentaria na construção do regime automotivo Inovar-Auto, entre outras. A necessidade de manter ambiente de diálogo e de planejar ações futuras também foi destacada pelo sindicalista.

“Este é o momento de nos reunirmos mais uma vez, de pensarmos coisas novas, de termos força política e a pretensão de continuar influenciando a política industrial brasileira. Não podemos aderir ao senso comum. Vamos prosperar reunindo pessoas que querem fazer o país crescer, de fazer seus negócios crescerem e serem competitivos para disputarem o mercado global. Temos que reorganizar o setor de ferramentaria, mas pensando no macro setor (automotivo). Isso nos auxiliará a crescer”, afirmou Marques.

A reunião de trabalho para elaboração do planejamento estratégico do APL de Ferramentaria do ABC foi deliberada durante encontro realizado em setembro deste ano, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para a discussão e construção de estatuto social do grupo, para sua formalização jurídica. O planejamento realizado neste sábado contou com o apoio de profissionais da Rede de Moderadores da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

O secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal GABC, Luis Paulo Bresciani, também participaram da oficina de planejamento do APL de Ferramentaria da região.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "APL de Ferramentaria do ABC traça planos estratégicos para o setor"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *