Direcionada a mulheres trans, travestis e não-binárias, a atividade vai abordar temas como saúde da população trans, hormonioterapia e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição)
Da Redação – O Ambulatório de Saúde Integral da População de Travestis e Transexuais de Diadema promove uma roda de conversa sobre saúde da população trans com o médico infectologista Dr. Maiky Prata nesta quinta-feira (8), às 16h30. O público-alvo é composto por mulheres trans, travestis e não-binárias. Pessoas interessadas na temática também poderão participar. O encontro será realizado na Sala 326 (3º andar) do Quarteirão da Saúde.
O objetivo principal do encontro é promover reflexão, troca de experiências e novos aprendizados em relação aos cuidados com a saúde dessa população específica. A atividade integra a programação em alusão ao primeiro ano de implantação do equipamento municipal. Confira a programação completa em: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28543-ambulatorio-diatrans-de-diadema-celebra-um-ano-de-funcionamento .
Saúde dos homens trans e não-binários
No último dia 1º de setembro, o médico infectologista Dr. Maiky Prata realizou a primeira roda de conversa voltada aos homens trans e não-binários. Na ocasião, os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre temas como saúde da população transmasculina, hormonioterapiae a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é um método de prevenção à infecção pelo HIV, na qual o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco.
Outras questões como seguimento do tratamento durante o processo transexualizador e cuidado pós cirúrgico, além de vulnerabilidades da população transmasculina foram abordadas na atividade.
Em sua apresentação, Dr. Maiky Prata explicou que o tratamento ofertado no Ambulatório DiaTrans é individualizado e o seguimento inclui avaliação cuidadosa dos sinais e sintomas da produção de hormônios, bem como possíveis sintomas psiquiátricos que possam surgir nos usuários do serviço, além de abordar a importância da realização dos exames físicos. Outro tema abordado foi o processo de transição.
“A gente fala de respeito à diversidade, mas as vezes, também quer ser igual ao outro, por isso, é importante lembrar que as pessoas tem corpos e belezas diferentes. Precisamos respeitar isso. É importante ter conhecimento de todo o tratamento no SUS para não ter ansiedade, não sofrer e não abandonar o processo”, afirmou o especialista.
Em seu relato, Junior Lima concordou com o médico e fez um relato aos colegas presentes.“A gente precisa olhar para o nosso processo, porque às vezes, a gente busca inspiração em outras pessoas e fica comparando o resultado e isso faz com que a gente sofra mais. Não podemos nos comparar ao outro, cada um tem seu próprio processo”, alertou Junior.
Além do médico participaram da atividade a coordenadora do Ambulatório DiaTrans, Vanessa Romão e o coordenador de Cidadania e Diversidades, Robson de Carvalho.
Texto: Tatiana Ferreira
Foto: Dino Santos
Serviço:
8 de setembro de 2022, quinta-feira, às 16h30. Roda de conversa sobre saúde da população trans, hormonioterapia e PrEP com o médico infectologista Dr. Maiky Prata. Local: Sala 326 do Quarteirão da Saúde – Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro, Diadema (3º andar). Público-alvo: mulheres trans, travestis e não-binárias
Ambulatório DiaTrans de Diadema – Endereço: Avenida Antônio Piranga, 700 – 2º andar – Centro – Diadema. Tel.: (11) 4043-8093. E-mail: diatrans@diadema.sp.gov.br Horário de Funcionamento: Grupo de Entrada (acolhimento inicial) De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Nenhum comentário on "Ambulatório DiaTrans promove roda de conversa sobre a saúde da população LGBTQIA+"