Da Redação – Desde o início de outubro, o Curso de Culinária Básica, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema em parceria com a Secretaria de Segurança Alimentar e a Fundação Florestan Fernandes (FFF), tem se mostrado uma oportunidade de profissionalização para um dedicado grupo de 30 pessoas que participam das oficinas .
São duas turmas, uma no Restaurante Popular Bom Gosto do Campanário e no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (CRESAND), que têm como objetivo desenvolver técnicas de cozinha, capacitar futuros profissionais e também orientar quem já atua na área. A formação é de 12 aulas, de quatro horas cada, e tem se mostrado um sucesso.
O professor de gastronomia Willian Giorgi conta que, dentre os participantes, há pessoas desempregadas e que procuram uma qualificação, os amantes de cozinha e aqueles que têm interesse em se aprimorar. Esse é o caso de Nelino Alexandre Duarte, autônomo que produz pães e salgados em casa. “Vou aplicar o que aprendi no meu trabalho com os pães e salgados. Irá ajudar muito no meu negócio”, afirmou o aluno.
Lorena Matiazzo, estudante de Negócios da Moda, conta que não sabia cozinhar e decidiu fazer o curso para ajudar no seu dia a dia. O que mais a impressionou foi o envolvimento do professor nas aulas práticas, a interação dos alunos e a infraestrutura oferecida. “Fiquei impressionada com a estrutura que recebemos. Sempre tem materiais disponíveis para as aulas práticas, toucas, utensílios e os alunos conseguem trabalhar muito bem”, comentou.
Entre os tópicos abordados no conteúdo programático estão: boas práticas de manipulação de alimentos, bases de cozinha, saladas, massas e molhos, arroz e feijão, tipos de serviço, montagem de mesas e etiqueta, técnica de cortes de legumes, formas de cocção. E ainda preparações com carne bovina, suína, ovina, caprina e aves. E por último, elaborações de sopas, crepes, tortas e pudins; sobremesas, massas doces e bolos; pescados e frutos do mar.
A gratuidade também é um favor importante. “Muitas pessoas não têm condições de pagar um curso desta qualidade. Uma iniciativa como essa para a comunidade é muito positiva”, disse Nelino Alexandre Duarte.
Na próxima quarta-feira, 01/11, haverá o encerramento do curso com almoço para a turma do Restaurante Popular e um jantar para a turma do CRESAND.
O Fundo Social de Solidariedade também promove cursos nas áreas de beleza, moda e panificação, sempre com o objetivo de incentivar a profissionalização dos moradores.
Serviço – Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema (Rua Almirante Barroso, 160 – Vila Santa Dirce) Tel.: 4057 5700 / 7788. Email: fundo.solidariedade@diadema.sp.gov.br
Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (CRESAND) Rua 1º Sargento Nestor Rômulo Tenório, 102 – Centro.
Restaurante Popular Bom Gosto – Unidade Campanário Avenida Luís Carlos Prestes, 606 – Campanário.
Nenhum comentário on "Alunos relatam satisfação total com Curso de Culinária Básica em Diadema"