A partir de temáticas interdisciplinares, os estudantes exploram conteúdos on-line gamificados, desenvolvem cartazes e realizam troca de conteúdo entre turmas
Texto: Caroline Terzi/PMSA – Fotos: Alex Cavanha/PMSA
Santo André – Um material pedagógico que possibilita ampliar a compreensão de mundo, o desenvolvimento do raciocínio lógico e criativo. Na rede municipal de ensino de Santo André são oferecidos recursos para que o aprendizado ocorra de forma eficaz, atraindo a atenção e engajando os participantes.
Neste contexto, boas práticas educacionais podem ser observadas com excelentes resultados, como no caso do 5º ano C da EMEIEF Comendador Piero Pollone, localizada no bairro Cidade São Jorge. No dia a dia da turma, percebeu-se grande interesse dos estudantes na utilização de tablets para aprendizado durante as aulas e também em casa.
Os eletrônicos, fornecidos pela Prefeitura de Santo André com chips para acesso gratuito à internet, contam com a plataforma Teams for Education, fruto da parceria (sem custo para o município) entre a Secretaria de Educação e a Microsoft, proporcionando acesso pelos alunos e professores da rede.
A partir da ferramenta, entre suas diversas funcionalidades, os discentes utilizam conteúdos gamificados sobre o currículo de Ciências e aprendem brincando.
“A ação proporcionou desafios, chamando a atenção das crianças que se envolvem com vontade de aprender, além dos livros. Essa geração já nasce com facilidade para a tecnologia, o que ajuda na aprendizagem”, destaca Luciane Moretti Negresiolo, diretora da EMEIEF Comendador Piero Pollone.
A parceria da Secretaria de Educação com o Instituto IPRODESC possibilitou aos estudantes o acesso à Plataforma Mundus, que utiliza elementos dos games para construir uma abordagem lúdica de ensino e engajar estudantes do ensino fundamental na aprendizagem. Ela oferece conteúdos que apresentam áreas do conhecimento com mundos a explorar. É estruturada com linguagem simples e objetiva, apresentando objetos de aprendizagem fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para complementar as ações voltadas à educação integral e apoiar o ensino híbrido.
O aluno Rodrigo Malta Mariano Quinto, de 10 anos, aprovou a experiência com a plataforma. “Descobri muitas novidades com os vídeos e as fases do app”.
“O diferencial do uso da Plataforma Mundus é que ela pode ser utilizada no turno e contraturno escolar e em qualquer dispositivo. Oferece um material versátil para professores e alunos e associa as ciências, de forma interdisciplinar e dialógica, com o uso da tecnologia e da gamificação, favorecendo a aprendizagem dos conteúdos curriculares e o letramento científico de forma divertida e interativa para os estudantes”, enfatiza Sue Guazzi, gerente de Projetos do IPRODESC.
O 5º ano C da EMEIEF Comendador Piero Pollone já explorou os conteúdos de Terra e Universo, relacionados à Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, e desafios da área de Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida junto ao pioneiro projeto da Educação de Santo André intitulado “A natureza devolve o que não é dela”.
Aos 10 anos, a aluna Letícia dos Santos Oliveira tem orgulho de ter incentivado a abordagem dessas temáticas em sala de aula em conjunto com seus colegas de classe. “Quando crescer quero ser bióloga. Nosso planeta está sofrendo muito e temos que agir, por isso fizemos alguns trabalhos aqui na escola para alertarmos as pessoas”, conta.
A utilização dos tablets incentivou os alunos a desenvolverem outros projetos por iniciativa própria, criando uma equipe no Microsoft Teams entre os alunos para difundir informações sobre a preservação do planeta envolvendo outras fases da educação.
A partir daí a disseminação do conhecimento foi tomando proporções maiores, como a produção de um episódio de rádio em Podcast. O aluno Kaun Alves de Carvalho, de 10 anos, participou como locutor do projeto. “Minha família me elogiou bastante e eu sinto muito orgulhoso. Chamar a atenção para que todos cuidem e respeitem nosso meio ambiente é muito importante”.
A aluna Maria Cecília Alves Gonçalves Barros, de 10 anos, também destacou o trabalho da sua sala a partir da produção de cartazes. “É legal andar pela escola e ver nossos cartazes na parede, assim todos conseguem ver as nossas mensagens de apoio e proteção pelo nosso planeta”.
Ainda em fase de produção pelos anos do 5º ano C, para este ano está prevista a apresentação de um teatro de fantoches para alunos da Educação Infantil, na unidade escolar. A professora Patrícia Elizabeth Moreira comemora a participação e engajamentos dos alunos. “Explorar esses materiais pedagógicos foi extremamente positivo para todos. Os alunos se mostraram entusiasmados com a metodologia, aderindo aos estudos com autonomia. Me vejo apenas como condutora de todas essas ideias que foram colocadas em prática, porque os projetos são deles”, conclui.
Nenhum comentário on "Alunos de SA compartilham conhecimento em tecnologia pela Plataforma Microsoft Teams"