Pesquisa aponta que as PMEs tiveram crescimento no faturamento acima de 8% no primeiro trimestre, em um movimento que gera muitas oportunidades
Da Redação – Uma recente pesquisa do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) apontou que muitas Pequena e Médias empresas tiveram incremento médio de 13% no faturamento no primeiro trimestre de 2024.
Entre os fatores estão mais dias úteis no calendário atual, se comparado ao mesmo período de 2023; além do aquecimento do mercado e a robustez do mercado de trabalho e o aumento da renda média dos trabalhadores.
Como se aproveitar desta boa onda?
Segundo a pesquisa, a expectativa é que as PMEs fechem 2024 com um crescimento de 6,4%, comparando com o ano anterior, que será impulsionado pelo consumo das pessoas.
Para a especialista em vendas, Monica Lobenschuss, que também é professora de MBA na Fiap, mentora de startups e fundadora da Vendas Exponenciais, primeira plataforma especializada em estratégias de negócios para vendas do Brasil, o momento é muito propício para que as PMEs possam alavancar seu crescimento, mas é preciso que isso aconteça de forma sólida e sustentável.
Segundo ela, otimizar processos e melhorar o atendimento aos clientes são dois elementos essenciais.
“Ter pessoas realizando tarefas burocráticas, que hoje podem ser realizadas por meio de ferramentas, como a Inteligência Artificial, é gasto desnecessário de colaboradores e tempo. Automatizando alguns processos, funcionários terão a capacidade de fazer outras atividades mais produtivas para o negócio. Além disso, ter pessoas que saibam lidar com o público é crucial para que um negócio cresça”, orienta.
Inovação e novos produtos
Monica reforça que a busca de novos produtos e o processo de inovação são importantes nesta jornada.
“Inovar, muitas vezes, é simples e pode ser feito com pequenas ações internas. Isso traz mais eficiência e ajuda, especialmente, na descoberta de novos talentos que podem ajudar na construção de um negócio mais sólido. Outro ponto, é estudar e procurar novos produtos para aumentar o mix de opções e ampliar o público consumidor da empresa”, ensina a especialista.
Por fim, Monica Lobenschuss ressalta que investir em novas tecnologias e disseminar uma cultura aberta a novas perspectivas podem trazer resultados muito positivos.
Monica Lobenschuss
Líder e fundadora da Vendas Exponenciais, já fundou negócios do zero, trouxe escala e vendeu as empresas. É reconhecida por suas palestras em todo o Brasil e por ser mentora de centenas de empresas e startups, além de coordenadora de cursos de MBA.