Da Redação – Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), comenta os resultados do varejo nacional em fevereiro, segundo informações divulgadas hoje pelo IBGE. Ele explica que as elevações das vendas sobre janeiro são circunstanciais e não representam tendência de melhora para o setor. “Não é reflexo de maior confiança do consumidor – ele ainda está muito pessimista para comprar”, diz Burti.
“Já as comparações com fevereiro de 2015 mostram desaceleração no ritmo de queda das vendas, resultante do efeito-calendário”, diz Burti, em referência ao dia útil a mais do ano bissexto. Ele complementa que os segmentos mais dependentes de crédito continuam com retrações mais fortes.
“Olhando para o futuro, com base no nosso Índice Nacional de Confiança (INC), que está em patamar baixíssimo, não há expectativa de melhora para os próximos meses. A boa notícia, porém, é que a inflação está em queda – com exceção dos alimentos -, o que nos leva a crer que os juros também podem cair até o fim do ano”, conclui Burti.
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