Da Redação – Durante os primeiros ano de vida, quando a alimentação ainda é uma descoberta, é comum que haja uma instabilidade na aceitação das refeições. Neste cenário, o medo da criança comer pouco atinge os pais e responsáveis. O pediatra do Hospital Edmundo Vasconcelos, Rubens Tadeu Bonomo, no entanto, tranquiliza comentando que é normal essa redução de apetite nesta fase da vida.
A diminuição na vontade de comer, como explica o especialista, está relacionada a uma desaceleração do crescimento da criança, que impacta diretamente na forma como ela vai lidar com o alimento e a quantidade solicitada. Por isso, o médico enfatiza que não há como definir exatamente a porção necessária para cada refeição.
Apesar da imprecisão, ele esclarece que dois fatores são essenciais para perceber se a quantia oferecida é suficiente: a satisfação e o crescimento normal da criança. “É preciso que os pais e responsáveis compreendam que a quantidade é relativa, e por isso, quando satisfaz o apetite e promove o crescimento normal, é classificada como adequada”, complementa.
Para manter uma relação saudável com o alimento, sem necessidade de introduzir estimulantes de apetite na rotina, o especialista indica seguir algumas dicas. Confira:
– O momento da refeição deve ser agradável, por isso, opte sempre em oferecer a comida em mesas organizadas, e se for do hábito da família, coloque um fundo musical para o instante.
– Evite reprimir a criança nesta hora, assim como castigos ou qualquer assunto de caráter conflitante.
– Mantenha regularidade de horários das refeições, mas não é preciso ser inflexível em momentos pontuais.
– Nunca comentar que não gosta de determinada comida na frente da criança. Elas tendem a imitar os gostos dos adultos.
– Permitir que a criança ajude a produzir seu próprio cardápio e determine a quantidade que quer comer.
– Ofereça pequenas quantidades de cada vez, deixando com que a criança solicite mais.
– Procure variar a apresentação e forma de preparo dos alimentos que já foram recusados.
HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por dois anos consecutivos, 2017 e 2018.
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. Tel. (11) 5080-4000 Site: www.hpev.com.br Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
Linkedin: www.linkedin.com/company/19027549
Instagram: www.instagram.com/hospitaledmundovasconcelos/
Nenhum comentário on "Alimentação infantil: comer pouco é normal?"