Da Redação – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira, 15/12, Projeto de Lei 940/2015, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que determina a retirada das cancelas em todas as praças de pedágio adaptadas ao sistema de cobrança automática em rodovias paulistas.
Com a aprovação, a proposta será encaminhada para sanção do governador Geraldo Alckmin e, posteriormente, divulgação pelo Diário Oficial do Estado (DOE). “Já existe tecnologia capaz de inibir motoristas que eventualmente queiram se beneficiar da ausência de cancelas”, antecipou.
O projeto, que tem sido debatido desde março pelo Legislativo, obriga os órgãos responsáveis a remover as cancelas das praças de pedágio que oferecem serviço eletrônico de cobrança de tarifa, em todas as rodovias do Estado, administradas ou não por concessionárias. Entre os serviços de cobrança automática estão Sem Parar/Via Fácil, Conectcar, Auto Expresso, DBTRANS e outros.
“O pedágio eletrônico tem provocado acidentes, colocando motoristas em risco, por apresentar falhas, ou seja, quando o sistema não identifica o tag, que é um dispositivo fixado dentro do veículo, a cancela também não abre. Desta maneira, nosso objetivo é garantir proteção à integridade física dos usuários do sistema viário”, ressaltou o parlamentar.
Segundo Edmir Chedid, há inúmeras reclamações na Alesp envolvendo problemas com as cancelas. “O mau funcionamento dessas barreiras tem causado danos em veículos, situação que deve ser revista urgentemente pelo Estado, responsável por fiscalizar a manutenção desses equipamentos. Os usuários pagam para ter um serviço de boa qualidade”, concluiu.
Nenhum comentário on "Alesp aprova PL que determina a retirada de cancelas em pedágios"