Da Redação – O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 23, a ampliação dos serviços do programa estadual “Filho que ama leva o pai ao AME”, voltado à saúde do homem. Em complemento às consultas e exames já disponíveis, também serão ofertados testes para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a partir deste mês, marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de próstata denominada “Novembro Azul”.
“Estamos lançando hoje mais um serviço em benefício à saúde do homem. Já temos o programa ‘Filho que ama leva o pai ao AME’, que é feito nos AMEs, inclusive aos sábados, focado na prevenção das duas maiores causas de morbimortalidade, que é coração e próstata”, explicou Alckmin. “E hoje estamos anexando a esse protocolo, além de avaliação cardíaca e de próstata, doenças sexualmente transmissíveis. Todos os homens que estiverem de acordo, também já farão exame sorológico, e se for o caso, já encaminha para tratamento, evitando que doenças possam progredir”, esclareceu.
O objetivo do atendimento complementar é garantir, por meio de triagem laboratorial, a investigação de doenças como as hepatites virais, além de sífilis e HIV. Estima-se que cinco mil homens serão submetidos às avaliações, além de passar pelas consultas e exames já previstos no programa. Os casos positivos serão encaminhados para unidades especializadas da região de residência do paciente, a fim de assegurar o devido tratamento.
Com início no último sábado, 19 de novembro, o atendimento estará disponível, até dezembro, nos 25 AMEs que integram o programa (veja lista abaixo). A iniciativa conta com custeio extra de aproximadamente R$ 600 mil do Governo do Estado. “Como o programa já oferece avaliações cardiológicas e urológicas ao público masculino, decidimos aproveitar a visita dos pacientes ao médico para garantir, também, a prevenção e o diagnóstico precoce das DSTs”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
Os exames para detecção de doenças sexualmente transmissíveis também estão disponíveis permanentemente em serviços do SUS, a exemplo dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Atualmente, há 3,6 mil unidades de saúde cadastradas, em todo o Estado, que oferecem testes de HIV, sífilis e hepatites. A busca pelo serviço mais próximo pode ser feita em consulta pelo link: http://www.saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/homepage/acesso-rapido/onde-fazer-o-teste-de-hiv.
Balanço – Criado pela Secretaria da Saúde em 2014, o programa oferece check-up gratuito para homens a partir dos 50 anos de idade sem necessidade de encaminhamento médico. Em mais de dois anos, já atendeu 56 mil pessoas em todo o Estado e realizou mais de 133 mil consultas. Exames preventivos são ofertados nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia. O percentual de diagnósticos de câncer de próstata gira em torno de 3% dos pacientes avaliados.
Os atendimentos ocorrem aos sábados em 25 AMEs (veja a lista abaixo). Para fazer o check-up, basta ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer os dados pessoais. O agendamento deve ser feito pelo próprio paciente, por telefone, no mês de seu aniversário.
O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, engloba avaliações de peso, altura, risco cardíaco, exames laboratoriais. O retorno ocorre no sábado seguinte, para avaliação dos resultados dos exames. Caso haja alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, cujo acompanhamento e tratamento já estão inclusos na rotina de atividades do AME.
Os ambulatórios envolvidos no programa funcionam aos sábados, das 7h até, no mínimo, 13h. O protocolo de atendimento do programa foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Nenhum comentário on "Alckmin anuncia ampliação do programa de check-up gratuito para homens com testes de DSTs"