Da Redação – Os selecionados para o Programa Agente Cidadão Sênior, da Prefeitura de São Caetano do Sul, passaram por treinamento nesta sexta-feira (02/02). Os participantes receberam seus crachás, orientações e tiveram dinâmica com psicólogos, no Cise (Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade) João Nicolau Braido. Os novos agentes já começam a trabalhar na segunda-feira (05/02).
O prefeito José Auricchio Júnior ressaltou a importância da reformulação do programa, criado em 2007, e deu as boas-vindas: “É a primeira vez que há, de fato, um processo seletivo. E agora vocês já são nossos colegas de trabalho, são parte da Administração Municipal. Então, a responsabilidade de atender bem ao munícipe é de vocês também”.
O Agente Cidadão Sênior é promovido pela Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), por meio da Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social) em parceria com a Secretaria de Saúde. Foram selecionados 200 agentes selecionados entre os 1.200 inscritos.
“Somos exemplo para os municípios vizinhos, pois temos uma terceira idade ativa e capaz de trabalhar a serviço da população. Queremos que ser reconhecidos pelo trabalho de acolhimento e na recepção das unidades públicas”, disse a coordenadora da Comtid, Lucila Lorenzini.
ATIVA – Formada em Biomedicina, a agente Livia Maria Marques dos Anjos, 73 anos, trabalhava como bacteriologista no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Há 38 anos vivendo em São Caetano do Sul, a aposentada, com os olhos marejados, exala a alegria de voltar à ativa: “É tão bom se sentir capaz.” Com a duração de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período, o Agente Cidadão Sênior deverá cumprir jornada de 20 horas semanais. Além do auxílio de um salário mínimo, aqueles que ainda não recebem cesta básica passarão a contar automaticamente com o benefício.
Porem ate agora 09/03 não receberam pagamento!