Crédito Fotos: Divulgação
Da Redação – A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços formalizaram, nesta segunda-feira (24), a entrada da região na agenda do crescimento econômico nacional. O anúncio foi feito pelo ministro Marcos Pereira, após reunião com o presidente da Agência e prefeito de Santo André, Paulo Serra.
Marcos Pereira ressaltou que o Ministério tem como objetivo reforçar sua presença na região, por meio de programas em benefício das sete cidades. Iniciativa do Ministério, o Programa Nacional Conexão Startup Indústria será lançado nas sete cidades por meio de parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
“No ABC, temos muitos jovens, muitas universidades e muitas empresas que têm o potencial para participar desse projeto. Vamos investir R$ 50 milhões no programa ao logo de três anos, em todo o país, para o desenvolvimento de novas tecnologias e iniciativas tecnológicas para a indústria”, afirmou o ministro.
Marcos Pereira também anunciou o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), com foco em pequenas e médias empresas, e o Programa Brasil Mais Produtivo, para estimular a competitividade. “Nosso objetivo é agendar o lançamento conjunto dos dois programas aqui no ABC o mais breve possível”, disse.
Durante a reunião, o ministro manifestou apoio a demandas regionais, como o desenvolvimento do Parque Tecnológico de Santo André como instrumento para estruturação do Polo Tecnológico do Grande ABC. O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto de Souza Ferreira, anunciou o compromisso de inserir o ABC como agente estratégico do projeto Portal Observatório da Produtividade, desenvolvido pelo Ministério.
Marcos Pereira debateu ainda a importância da inovação para o setor produtivo e o impacto das novas tecnologias para o emprego do futuro. “O tema manufatura avançada, também conhecida como Indústria 4.0, está sendo discutida dentro do Ministério, assim como todas as suas sinergias”, explicou Marcos Pereira.
A reunião contou com a presença de representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), do SEBRAE, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de universidades da região, do secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fabio Palacio, de secretários municipais de Desenvolvimento e lideranças empresariais.
(Com informações da Agência GABC)
Nenhum comentário on "Agência e Ministério dão aval à região na agenda do crescimento"