Advocacia 5.0: livro explica o uso da tecnologia para melhor qualidade de vida

204 0

Da Redação – Para entender todos os benefícios da tecnologia na vida humana é preciso mudar a mentalidade atualmente percebida na maioria das pessoas. A tecnologia tem sido considerada uma vilã para muitas delas, por motivos como a substituição de trabalhos humanos tradicionais por automações e inteligência artificial; aumento de doenças psicológicas em função da velocidade e fluxo das informações da Era Digital, dentre outros.

Porém, o problema não está na tecnologia. Ela em si é muito boa e reflete nossa evolução enquanto humanos. O problema tem sido na maneira como as pessoas lidam com ela, como se fosse uma ferramenta de produtividade a qualquer custo. Essas afirmações são do advogado especialista em gestão de negócios e também escritor Marcílio Drummond, autor do livro “Advocacia 5.0”.

Ainda conforme ele, essa é também uma mentalidade típica da chamada “Indústria 4.0”, que usa tecnologia e informação integradas para aumentar a produtividade e mitigar as falhas humanas na produção. “A visão do maior impacto positivo da tecnologia na vida das pessoas foi inaugurada em 2016, quando o Governo do Japão trocou o foco  da Indústria 4.0 para a Sociedade 5.0”, explicou.

Conforme Marcílio, a 5.0 é onde o foco da tecnologia deixa de ser ela própria e a produtividade a qualquer custo e passa a ser o bem estar do ser humano. “O enfoque do novo modelo social é usar a tecnologia e o avanço econômico em benefício do próprio homem – e não deixá-lo com medo de ser substituído, ou não manipulá-lo pelos algoritmos das redes sociais. Na prática, as habilidades humanas devem ser utilizadas com serviços mais adequados aos seus talentos, aptidões e propósitos, deixando para as máquinas tudo que for padronizado e repetido”, comentou.

Como autor do livro referente ao assunto, isso quer dizer que todas as tecnologias da 4ª Revolução Industrial/Indústria 4.0 – tais como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D, biologia sintética e internet das coisas, devem ser utilizadas para melhorar a qualidade de vida e o bem estar das pessoas.

“Em resumo, costumo dizer que a tecnologia não pode ser vista como fim em si mesma, mas como meio para melhorar a vida dos seres humanos. Essa mudança de enfoque troca a posição de vilão para herói. sociedade 5.0 deve trazer à rotina humana”, confirmou.

Nesse sentido, segundo Marcílio, há alguns benefícios práticos que podemos mencionar para a vida das pessoas:

Drones: os veículos aéreos não tripulados devem ser cada vez mais usados na entrega de mercadorias e no atendimento a desastres.

Smart home: é o mesmo conceito das smart cities, mas aplicado nas casas, com a internet das coisas e inteligência artificial tornando os lares mais conectados, eficientes e confortáveis.

Medicina robotizada: na medicina e enfermagem, robôs erram menos e não cansam, Por isso, serão fundamentais para encarar o desafio do envelhecimento da população.

Trabalho pesado: os robôs também assumirão trabalhos pesados (na agricultura, construção e limpeza), eliminando a necessidade de humanos ocupando essas posições desgastantes e degradantes.

Gestão inteligente na nuvem: soluções da computação em nuvem vão beneficiar pequenas e médias empresas, assim como empreendedores individuais, que terão gestão mais profissional e eficiente.

Veículos autônomos: antes de carros autônomos privados, é provável que vejamos essa tendência sendo colocada em prática no transporte coletivo e no transporte de cargas.

“Vindo para minha área de formação original, posso dizer que o Direito, como Ciência Social Aplicada que é, também é impactado por essas mudanças. Na vida dos Advogados, a Advocacia 5.0 significa menos tempo com trabalhos repetitivos e replicáveis, para que estes profissionais possam ter tempo e energia para pensar em casos mais complexos, bem como para cuidarem da saúde e desenvolverem suas Soft Skills – habilidades comportamentais, que é o que nos destaca enquanto humanos que somos”, falou.

Drummond deixou claro que ainda há muito a evoluir, principalmente porque as maiores dificuldades com a tecnologia e a atual era digital em que vivemos estão relacionadas ao nível de consciência das pessoas sobre como fazer a tecnologia trabalhar por elas.

Para ele, quem não tem essa consciência acaba sofrendo uma pressão inversa, sendo usado pela tecnologia e por quem a entende.

“Os caminhos para aproveitar todos os benefícios da tecnologia é, 1º não ser resistente às mudanças; 2º entender quais as aplicações de cada tecnologia e como elas podem substituir todos os trabalhos repetitivos que os humanos fazem e 3º Focar nas Soft Skills, ou seja, nas habilidades comportamentais. É com essas habilidades que seremos humanos mais poderosos e felizes. Estou falando em desenvolver: Aprendizagem Ágil, Comunicação, Criatividade, Inteligência Emocional, Liderança, Negociação e Influência, Pensamento crítico e Produtividade”, finalizou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Advocacia 5.0: livro explica o uso da tecnologia para melhor qualidade de vida"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *