“Admirável (des)encanto” traz cinco micropeças sobre obras distópicas

757 0

Da Redação – Montagem de formatura das alunas do último período da Escola de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), “Admirável (des)encanto” estreia no próximo dia 2 de setembro e permanece em temporada até 21 de outubro. As sessões ocorrerão sempre aos sábados, às 20 horas, e aos domingos, às 18 horas, no Teatro Timochenco Wehbi, em São Caetano do Sul.

A partir da ideia de Distopia – o contrário da utopia, ou seja, conceito que apresenta uma visão negativa do futuro, sendo geralmente caracterizado pelo totalitarismo, autoritarismo e opressivo controle da sociedade –, a Turma 59 investigou quatro obras contemporâneas que tratam do tema: Fahrenheit 451 (Ray Bradbury), 1984(George Orwell), Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) e Nós (Ievguêni Zamiátin). Dividido de forma episódica, o espetáculo que visa refletir sobre as atuais possibilidades de relações humanas teve concepção e processos independentes para cada obra-episódio assinado por diretores e dramaturgos distintos.

“Durante o planejamento do processo de montagem, as alunas indicaram o desejo de experimentar diferentes espaços cênicos (são três no total) e possibilidades estéticas e expressivas diversas (cinco núcleos de criação, sendo um para cada episódio). Assim, a proposta acabou se configurando como um grande desafio para todos nós, alunos, professores e integrantes da equipe de criação”, explica Sérgio de Azevedo, um dos professores que acompanha o processo e concebeu o projeto junto com as atrizes.

O trabalho compõe, dentre outras atividades, a programação em comemoração aos 50 anos da Fundação das Artes e é resultado do processo de montagem da Turma 59. Formado por seis atrizes, ao longo dos três anos e meio de curso técnico, o grupo teve a oportunidade de encenar os mais diversos estilos e períodos artísticos, passando por variados processos colaborativos, investigações cênicas e autores, como, por exemplo, Nelson Rodrigues, Leilah Assumpção, Baudelaire, Dario Fo e Luis Alberto de Abreu.

Sobre a Fundação das Artes

Criada em 1968, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul (Fascs) completa, em 25 de abril de 2018, 50 anos de história. Reconhecida como uma das mais tradicionais escolas de formação de artistas, a instituição conta, hoje, com cerca de 1300 alunos e oferece cursos de formação livre (Artes visuais, Dança, Música e Teatro) e formação técnica (Música e Teatro).

A Escola de Teatro é referência nas Artes Cênicas, desde a sua formação, em 1969. Com um projeto pedagógico criativo, fruto da experiência da equipe docente, o ensino leva em consideração a faixa etária de modalidade do curso. Também dá atenção ao conhecimento técnico do ofício do ator, ao incentivo da liberdade criativa e ao uso da imaginação, sem deixar de lado os meios de produção para a existência da arte.

Serviço – “Admirável (des)encanto” – Sinopse: A Turma 59 da Escola de Teatro apresenta, em cinco episódios, uma leitura contemporânea dos universos distópicos de Fahrenheit 451 (Ray Bradbury), 1984 (George Orwell), Admirável Mundo Novo(Aldous Huxley) e Nós (Ievguêni Zamiátin). Em “Musas inspiradoras”, prólogo da encenação, debate-se o papel da arte em tempos de crise. “O tribunal das palavras queimadas” mostra a perseguição ao conhecimento em um tempo no qual os livros são queimados. Ambos ocorrem na rua. Em “Comida de Peixe”, encenado na plateia do teatro, mostra-se a rotina administrativa de um Ministério do Estado Único. Já “Admirável lábio sintético” é focado na “objetificação” do corpo humano. E, por fim, “Autoverdade” debate tempos polarizados. Esses dois últimos são encenados no palco, mesmo local em que ficará a plateia.

Local: Teatro Timochenco Wehbi (Fundação das Artes); Endereço: Rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Nova Gerty, São Caetano do Sul/SP; Temporada: 2 de setembro a 21 de outubro; Horários: Sábados, às 20 horas, e domingos, às 18 horas; Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e promocional com filipeta). Ingressos à venda 1 hora antes da sessão; Lotação: 70 lugares; Duração: 115 minutos; Classificação: 14 anos; Informações: (11) 4329-2026 / teatro@fascs.com.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "“Admirável (des)encanto” traz cinco micropeças sobre obras distópicas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *