Ações na mobilidade de Diadema têm repercussões positivas e ganham elogios

55 0

“As boas práticas baseadas em novos conceitos de mobilidade existem aqui no Brasil e são ações superimportantes que precisam ser compartilhadas”

Da Redação –“Vocês estão de parabéns, são referência no Brasil”, disse Camila Cavalheiro, coordenadora de projetos de mobilidade do Instituto Cordial, depois de ouvir a explanação de Mariana Novaski e Ronaldo Tonobohn sobre a construção participativa do Plano de Mobilidade Urbana de Diadema e as ações já desenvolvidas com foco nos conceitos de valorização do ciclista e do pedestre.

O elogio foi feito durante a live Mobilidade urbana em Diadema: ações e desafios, realizada pelo Instituto Cordial, entidade que articula ações de fortalecimento das relações urbanas nas comunidades para garantir segurança no trânsito. Também participou da live Marina Pereira, articuladora do Painel da Segurança Viária, que busca criar espaços de discussão e articular atores sobre mobilidade segura baseada em evidências.

Durante a live, Mariana Novaski, chefe de Divisão da Secretaria de Mobilidade de Diadema, relatou que o Plano de Mobilidade contou com intensa participação popular – com audiências públicas, oficinas e idas aos bairros – possibilitando a formatação de um plano consistente e viável de ser aplicado.

“É um plano pé no chão, com todas as nossas idéias e sonhos; ele é o condutor dos projetos com novos conceitos de mobilidade – como o Ruas Completas – nos quais o ciclista, o pedestre e o carro convivem em condições de segurança”, disse.

Já Ronaldo Tonobohn, diretor de Trânsito da Secretaria, destacou as ações consideradas de destaque, entre elas a ciclofaixa na avenida Ulysses Guimarães, a implantação do projeto Rua da Gente na Rua Alfenas, as ações educativas no entorno das escolas, UBSs e terminais, ações de acessibilidade como revitalização de sinalização e melhoria das travessias para atender o público mais vulnerável.
Essas ações, mais as operações e fiscalizações bem planejadas, foram responsáveis pela queda no número de acidentes, com redução em quase 50% do número de mortes no trânsito. “O nosso trabalho é o de salvar vidas”, resumiu.
Ele destacou que a população de Diadema tem tradição da luta por direitos e está aberta a passar por cima de conceitos arraigados e discutir novos conceitos como o espaço humanizado: “A população sempre batalhou para resolver seus problemas e ela é aberta para discutir o novo”

Ações importantes

Ao final da live, Marina Pereira, articuladora do Painel da Segurança Viária, afirmou que as boas práticas em mobilidade existem aqui no Brasil e não há necessidade de buscá-las em outros países. “São ações superimportantes que precisam ser compartilhadas”, disse.

Para Camila Cavalheiro, coordenadora de projetos de mobilidade do Instituto Cordial, o diferencial do Plano de Mobilidade Urbana de Diadema é sua construção voltada à realidade da cidade. “É um plano todo voltado à sua implementação e parabenizo vocês pelo trabalho”, concluiu.

A live do Painel da Segurança Viária é uma iniciativa do Instituto Cordial em parceria com a WRI Brasil, Vital Strategies e com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, contando com o patrocínio no ciclo de 2021/22 do Itaú Unibanco e da Amobitec.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ações na mobilidade de Diadema têm repercussões positivas e ganham elogios"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *