Texto: Kati Dias – Fotos: Gabriel Inamine (PMSBC)
Da Redação – Com diversas ações realizadas desde sua abertura, em 17 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito foi encerrada nesta quinta-feira (25/09), com um saldo muito positivo: 6.500 pessoas entre adultos e crianças foram impactadas pelas atividades realizadas pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas.
Entre as ações realizadas pelo Centro de Reflexão de Trânsito (CRT) estão a simulação e conscientização do uso das passarelas com os alunos da ETEC Lauro Gomes e SENAI Almirante Tamandaré, atendimento aos motoristas do transporte coletivo, blitz mirim, blitz educativa com motociclistas e palestras nas empresas com jovens do CAMP.
“A Semana Nacional do Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e tem a finalidade de conscientizar toda a sociedade. Essas atividades são fundamentais, pois a violência no trânsito, infelizmente, é um processo crescente. Acreditamos que, conscientizando adultos e crianças desse perigo, será possível ter um trânsito mais seguro”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
No encerramento da ação, o CRT organizou o Seminário “Nós somos o Trânsito”, que reuniu representantes das autoescolas da cidade, Serviço de Educação e Segurança no Trânsito, integrantes do Detran (São Bernardo) e Ciretran (São Bernardo) e da Secretaria de Transportes e Vias Públicas. O intuito desse evento foi o de somar experiências para cumprir as diretrizes e planos de ação para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
A conscientização não para com o término da Semana Nacional do Trânsito. Por essa razão, as autoescolas são parceiras importantes na disseminação de informações. Até agosto de 2018, cerca de 7.300 pessoas passaram pelo Centro de Formação de Condutores. “A parceria com as autoescolas pode ajudar a multiplicar as ações de educação no trânsito”, afirmou Osvaldo de Souza Corrêa, coordenador do Serviço de Educação e Segurança no Trânsito do CRT.
Para Luiz Fernando Dias, diretor do Detran-São Bernardo, as autoescolas podem multiplicar os esforços, pois estão localizadas em diferentes bairros da cidade. “Além de estarem em diferentes regiões do município, as autoescolas dialogam com diferentes públicos – desde os recém-habilitados até àqueles que desejam renovar a carteira de motorista ou regularizar a situação do veículo. Por estarem na linha de frente, podem sensibilizar os motoristas sobre os perigos do trânsito”, disse.
Nenhum comentário on "Ações de conscientização no trânsito impactam 6,5 mil pessoas"