Ação do Polo Petroquímico incentiva alimentação saudável

428 0

Da Redação – A saúde começa pela alimentação, que pode gerar diversos benefícios se preparada de forma equilibrada. Esta foi a mensagem de Thaise de Mesquita, nutricionista da Oxiteno, que neste sábado (25/8) ministrou palestra para grupo de moradores dos jardins Silvia Maria e Sonia Maria, em Mauá, a convite do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).

O encontro integrou o programa de palestras Polo na Comunidade, organizado pelo COFIP ABC, por meio do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), um fórum de relacionamento entre as indústrias associadas e as comunidades vizinhas, formado para ampliar o diálogo. O foco do programa é conscientizar para a adoção de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente.

Na palestra, Thaise de Mesquita forneceu diversas dicas para manter uma alimentação saudável, como comer nas horas certas, não ter pressa na hora das refeições, evitar gorduras e frituras, elaborar pratos coloridos e ingerir bastante água. “O nosso corpo é formado por 2/3 de água, então ele precisa de água para todas as funções”, explicou.

A nutricionista da Oxiteno também destacou a importância dos alimentos funcionais, aqueles que contribuem para a prevenção de doenças, além de fornecerem nutrientes. “Um exemplo de alimento funcional é o alho, que desempenha um grande papel na prevenção de câncer, além de estimular a imunidade do organismo”, contou.

O público ainda pode esclarecer dúvidas sobre o aproveitamento integral dos alimentos e degustar duas receitas, um brigadeiro feito com casca de banana e um croquete que leva chuchu com casca.

“Além de gerar economia, o uso integral dos alimentos significa utilizar os recursos naturais sem desperdício. Cascas, talos e sementes são ricos em fibras e nutrientes”, apontou Thaise, que encerrou a apresentação com dicas para realização de compras no supermercado, manipulação de alimentos e elaboração de cardápios.

Antônio de Souza, um dos conselheiros do CCC, destacou a importância de cada participante atuar como agente multiplicador dos conhecimentos adquiridos durante a palestra. “Nós precisamos compartilhar as informações para que mais pessoas façam uso delas em casa, saibam aproveitar os alimentos de forma integral e manter uma alimentação saudável”, apontou.

Polo na Comunidade – Por meio do Conselho Comunitário Consultivo, o Comitê organiza periodicamente palestras que são destinadas à população do entorno do complexo industrial, nos municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Capuava e Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael).

Segundo Ana Govatto, coordenadora do CCC, o objetivo do programa é levar para as comunidades do entorno palestras sobre temas que sejam relevantes, com foco no tripé saúde, segurança e meio ambiente. “Nós priorizamos assuntos que possam ser aplicados ao cotidiano da população, sejam nas residências, nos locais de trabalho ou nos equipamentos públicos”, afirmou.

SOBRE A OXITENO

A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas, desenvolve soluções inovadoras e sustentáveis que atendem aos mercados de Agroquímicos, Cuidados Pessoais, Limpeza Doméstica e Institucional, Petróleo e Gás, Tintas e Revestimentos, entre outros. A empresa está presente em nove países das Américas, Europa e Ásia e conta com 12 unidades industriais no Brasil, nos Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela e centros de pesquisa e desenvolvimento, além de escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. Mais informações: www.oxiteno.com.br

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ação do Polo Petroquímico incentiva alimentação saudável"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *