Da Redação – Qual o legado de um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo? A epidemia do HIV e AIDS, que já causou mais de 33 milhões de mortes em todo o planeta, e as políticas de prevenção são o tema central da série de cinco programas de entrevistas da pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), que completa 35 anos em 2022. Os episódios, gravados no final de 2021, têm cerca de 30 minutos cada.
O ABIA Talk Show será lançado no próximo dia 18 de maio, das 14h30 às 17h, num encontro via Zoom. Os programas ficarão disponíveis no Canal da instituição no YouTube e têm por objetivo aprofundar sobre o legado da experiência brasileira na prevenção da epidemia da AIDS e as contribuições exitosas para a construção de uma política de controle do vírus HIV no País. Além disso, as entrevistas abordam sobre os desafios para a quinta década de epidemia da AIDS no Brasil e no mundo.
Apresentado por Vagner de Almeida, documentarista premiado em 2006, pelo New York Brazilian Festival, os Talk Shows analisam os 40 anos de história da epidemia no Brasil. Todos os entrevistados são especialistas no campo da AIDS e membros da ABIA.
As duas primeiras entrevistas são com o doutor em antropologia Richard Parker, diretor-presidente da ABIA e considerado um dos cientistas mais influentes no mundo.
Parker conversa, respectivamente, sobre “História da prevenção nos anos 1980: sexo seguro, redução de danos e respostas comunitárias” e sobre a “História da Prevenção nos anos 1990: violência estrutural e respostas culturais – Homens que fazem Sexo com Homens (HSH)”.
Já o doutor em saúde pública, Veriano Terto Jr. é convidado do terceiro programa “A prevenção nos anos 2000: Tratamento como prevenção”. Terto Jr. faz uma abordagem sobre o cenário da prevenção da AIDS na época em que o Brasil era uma referência mundial no enfrentamento do HIV. O médico Juan Carlos Raxach participa do episódio sobre “A prevenção combinada a partir de 2010”.
Um dos métodos preventivos mais importantes surgido na ocasião, a prevenção combinada oferece a Profilaxia Pós-Exposição e a Profilaxia Pré-Exposição como exemplos de ferramentas biomédicas e outras ferramentas comportamentais e estruturais para a resposta à epidemia do HIV e AIDS.
O último episódio do ABIA Talk Show será uma conversa com os três convidados (Parker, Terto Jr. e Raxach) sobre o futuro da prevenção no Brasil e no mundo. O bate-papo oferece uma abordagem aprofundada sobre os desafios e possibilidades para a prevenção ao HIV na 5ª década da epidemia.
Conheça os entrevistados:
Richard Parker, é diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), professor titular emérito de Ciências Sociomédicas e Antropologia e membro do Comitê de Pensamento Global (http://cgt.columbia.edu/) na Universidade de Columbia (Nova York). É também fundador e co- presidente do Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês – http://www.sxpolitics.org), uma coalizão global de pesquisadores, formuladores de políticas e ativistas de uma ampla gama de países e regiões e fundador e presidente do Observatório Global de Políticas de AIDS (GAPW, sigla em inglês – http://www.gapwatch.org), uma iniciativa de vigilância política centrada na epidemia mundial de HIV. Parker também é editor-chefe da revista científica Global Public Health (http://www.tandfonline.com/loi/rgph20#.UiemgryE71s) e o autor de mais de 250 publicações científicas. Foi eleito um dos cientistas mais influentes do mundo, segundo pesquisa liderada pela Universidade de Stanford (EUA). Acesse: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3000918
Veriano Terto Jr.é vice-presidente da ABIA. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Foi coordenador de projetos e coordenador geral da ABIA (1989-2012), com foco nos seguintes temas: hiv/aids, políticas públicas, direitos humanos, homossexualidade e sexualidade. Entre 2002 e 2004, foi pesquisador-visitante no Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPACS/PPGAS/UFRGS. Foi também professor visitante do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IESC/UFRJ (2013-2015). Acesse o currículo lattes: http://bit.ly/2xW8Nbu
Juan Carlos Raxach é graduado em medicina pela Universidade de Havana, em Cuba, e em psicoterapia em análises psico-orgânicas pela Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica (CEBRAFAPO). Integrou-se à ABIA em 1994 e atualmente é coordenador da área de prevenção e promoção de saúde da instituição. É também assessor do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens e atua principalmente nas ações relacionadas à capacitação em saúde e prevenção do HIV e das demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Nenhum comentário on "Abia lança programa de entrevistas e retoma reflexão sobre a prevenção do HIV/AIDS no país"