ABC recebe atividades sustentáveis do Comunidade Ecofashion

869 0

É mais fácil construir um menino do que consertar um homem…

Charles Chick Govin.

Grande ABC recebeu atividades sustentáveis com o programa Comunidade Ecofashion

O Instituto Ecotece, em parceria com a Braskem, promoveu no último sábado a sétima edição do desfile Comunidade Ecofashion, no Parque Central de Santo André. Pela primeira vez, o evento foi aberto ao público e contou com atividades infantis que reforçaram a mensagem sustentável da iniciativa, além de contar com uma apresentação especial da atriz mirim Sophia Valverde. Apoiado pelas prefeituras de Santo André, Mauá e pelo Senac, o Comunidade Ecofashion é etapa final do Programa Braskem de Educação Ambiental que, em parceria com o Sesi-SP, capacitou mais de 600 crianças de dez escolas do ABC ao longo de 2016, tornando-as multiplicadoras de conhecimentos sustentáveis na comunidade. Este ano, cada escola participante teve uma roupa confeccionada por uma das turmas capacitadas no programa. Para isso, o Instituo Ecotece realizou quatro oficinas para os estudantes, sob os temas: “Criação”, “Texturas e Formas”, “Mão na Massa” e “Ajustes e Finalização”. Lia Spínola, diretora do Ecotece, explica que a moda tem o poder de inspirar as pessoas e, por isso, é utilizada como linguagem lúdica de conscientização no Ecofashion. “Neste processo, os estudantes multiplicam o que aprendem conosco e encorajam a comunidade a se engajar nesta reflexão sobre a adoção de hábitos sustentáveis”, destaca. O desfile contou com a apresentação de dez looks, que representaram as escolas: E.E. Beneraldo Toledo Piza, EMEIF Elaine Sena Chaves Maia, E.E. Professor Manoel Cação, EMEIF Augusto Boal, E.E. Professora Maria Josefina Kuhlmann Flaquer, E.E. Professora Wanda Bento Gonçalves, E.E. Papa João Paulo I, E.E. Ivone Palma Todorov Ruggieri, E. E. Professor Nelson Cardim de Brito e ONG Cidade dos Meninos. As peças foram criadas utilizando materiais como filtros de café, latinhas, embalagens plásticas, caixas de leite e até guarda-chuvas. Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, afirma que a empresa considera importante refletir sobre o pós-consumo e, por isso, apoia projetos que incentivam a reciclagem e hábitos sustentáveis. Além do desfile, a programação contou com uma oficina de produção e doação de mudas, organizada pelo projeto Fábrica de Florestas, e a realização do “Jogo do Plástico”, com um tabuleiro gigante, ambos apoiados pela Braskem. Para completar a diversão da garotada, a Plastivida promoveu a oficina Tampinha Legal, parte da campanha de coleta seletiva de tampas plásticas, convidou as crianças a usarem a imaginação para criar obras de arte com tampas plásticas.

Frase:

Durante as capacitações realizadas por estilistas especialistas em moda reciclada, convidamos as crianças não apenas a criar e desenvolver um figurino, mas também a repensar seus hábitos de consumo e sua geração de lixo

Lia Spínola, diretora do Instituto Ecotece, ao comentar sobre o projeto Comunidade Ecofashion, e a importância do engajamento das crianças para multiplicar o conceito de sustentabilidade nas comunidades

Frase:

O Comunidade Ecofashion é um projeto que traz muito orgulho para a Braskem. Vemos, ano após ano, o sucesso da ação em envolver as crianças e despertar nelas o interesse para a educação ambiental

Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, ao comentar a importância do projeto Comunidade Ecofashion, que objetiva despertar a consciência ecológica entre os integrantes das comunidades

Atila Jacomussi vai ao DAEE cobrar a limpeza dos piscinões da cidade

Preocupado com o período de fortes chuvas, o deputado estadual e prefeito eleito de Mauá, Atila Jacomussi esteve em audiência nesta semana no DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para cobrar limpeza e manutenção dos quatro piscinões do município. Atila argumentou que os piscinões de Mauá estão com lixo e sedimentos acumulados, situação que pode prejudicar a capacidade de contenção de águas. O prefeito eleito destacou que a necessidade da manutenção nos equipamentos é urgente, já que estamos no período em que as chuvas se intensificam. “Estamos trabalhando para evitar que a nossa querida Mauá sofra com o período de fortes chuvas e volte a ser castigada pelas enchentes. Chequei que os quatro piscinões da cidade necessitam urgente de manutenção. Apresentamos um relatório ao superintendente do DAEE, Borsari, e cobramos urgência nessa manutenção. É preciso preparar todos os equipamentos de prevenção às enchentes para que o povo de Mauá não seja prejudicado”, destacou Atila Jacomussi. A preocupação do prefeito eleito também tem sido levada ao atual governo de Mauá por meio das reuniões de transição. Atila tem cobrado efetividade na manutenção de galerias de águas pluviais e limpeza de bueiros e vias públicas, além de pedir fortalecimento do monitoramento de áreas de risco pela Defesa Civil. Na parte da manhã, Atila participou do seminário de prefeitos e vices de seu partido o PSB, que foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento, que serviu para orientar e aconselhar recém-eleitos pela sigla, contou com a presença do vice-governador, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e presidente estadual do PSB, Márcio França, entre outras lideranças.


VAPT-VUPT

SOLIDARIEDADE CONDICIONADA…

  • A política, seja em qualquer cidade ou Estado, e ao nível da União, sempre inventa uma fórmula criativa para manter o lugar ocupado e dominado. Numa cidade da região, um então candidato a prefeito não se fez de rogado nas últimas eleições. Acenou e até arcou com o pagamento do aluguel de alguns meses de uma Perua Kombi para que o líder comunitário, candidato na coligação do benfeitor, usasse o veículo para as atividades da entidade. Em troca,  a liderança daria uma pequena ajuda para sua malograda campanha. Uma mão na roda, certo? Só que não! O veículo foi custeado por alguns meses apenas. Como o candidato não foi nem para o segundo turno, parece que esqueceu o compromisso com o pagamento do aluguel da Kombosa, que teria sido um ato de benevolência desinteressada…? Coisas da política, e de quem mais…?

SECRETARIADO

  • O prefeito eleito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), irá anunciar parte de seu secretariado nesta quinta-feira (15), às 16h, no Hotel Blue Tree (Av. Portugal, 1464). O evento será aberto apenas a convidados e integrantes da imprensa regional.

VISITAS PROVIDENCIAIS…

  • O prefeito eleito de São Bernardo, Orlando Morando esteve na Scania na segunda-feira (12) dando seqüência as visitas nas indústrias da cidade, que visam promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Morando foi recebido pelo presidente da Scania na América Latina, Per Olov Svedlund, pelo vice-presidente de Recursos Humanos e Serviços, Paulo Cambréa, diretor de assuntos governamentais Rogério Resende, diretora de estratégias de negócios e desenvolvimento, Camila Figueiredo e relações institucionais, Patrícia Mendes.

…PARA OUVIR O EMPRESARIADO

  • Para Orlando Morando a reunião foi muito positiva. “O objetivo dessas visitas é explicitar o meu plano de governo, ouvir as principais demandas e necessidades das indústrias para promovermos o desenvolvimento econômico e o fortalecimento da estrutura produtiva de São Bernardo, com ações que visem à geração de emprego e renda”, comentou o prefeito eleito de São Bernardo.

ENFIM, O RECESSO

  • Na última sessão ordinária do ano, nesta terça-feira, 13, a Câmara de São Caetano teve em sua ordem do dia, a discussão e votação únicas da redação final de dois projetos de lei do Executivo. Os projetos de lei, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder contribuições no exercício de 2017 e que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2017, receberam uma emenda cada e tiveram as suas redações finais aprovadas.

FESTA SOLIDÁRIA 1

  • Nesta quinta-feira (15), das 13h às 16h, crianças e jovens hospedados na Casa Ronald McDonald ABC, seus acompanhantes e voluntários da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) participarão de uma festa de Natal, doada pelo Buffet Cakky Balaco. Serão algumas horas de muitas brincadeiras e diversão com direito a salgados, doces, refrigerantes e a presença do bom e velho Papai Noel, que fará a entrega dos presentes e levará um pouco de alegria para os hóspedes da Casa.

FESTA SOLIDÁRIA 2

  • A Casa Ronald McDonald ABC hospeda atualmente 25 crianças e jovens em tratamento de câncer, vindos de todo o País, e é administrada pelo Projeto Crescer, por meio do Rotary Club Santo André. O Buffet está localizado na rua das Figueiras, 580 – Bairro Jardim – Santo André.

Ações sociais apoiadas por destinação de IR irão atender quase 2.000 crianças e adolescentes em São Paulo

Com a proximidade do Natal, as pessoas ficam mais solidárias. Diversas ações pontuais são realizadas nesse período, mas o que muitos não sabem é que existe uma maneira simples de apoiar iniciativas que irão ajudar crianças e adolescentes em situação de risco durante todo o ano. Até o dia 31 de dezembro, pessoas físicas e empresas podem destinar parte do Imposto de Renda devido aos Fundos de Diretos da Criança e do Adolescente, cujos recursos são utilizados para financiar iniciativas que trabalham para garantir os direitos do público infantojuvenil e melhorar sua condição de vida. Pela regra geral, pessoas físicas podem fazer a destinação de 6% do total devido, desde que realizem a contribuição dentro do chamado ano-calendário, ou seja, até o último dia do ano anterior à declaração. As empresas que operam sob o regime de lucro real também podem destinar 1% do tributo devido. A Fundação Itaú Social selecionou, por meio do Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, 42 projetos que receberão os recursos do Programa Itaú Criança, cujo montante reúne as destinações dos funcionários do Banco Itaú e da própria organização. No estado de São Paulo, dez ações foram selecionadas e irão beneficiar 1.912 crianças e adolescentes. As iniciativas serão realizadas nos municípios de Águas de Lindóia, Campinas, Embu-Guaçu, Itaberá, Jundiaí, Mogi Mirim, Santa Branca, São José dos Campos, São Vicente e Sumaré (confira a lista abaixo). “Esta é uma maneira simples de tornar uma obrigação, que é o pagamento de imposto, em uma escolha cidadã”, destaca a coordenadora de Fomento da Fundação Itaú, Camila Feldberg. Os Fundos são administrados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Ambos podem ser municipais, estaduais ou nacionais. Os Conselhos são paritários, com representantes governamentais e da sociedade civil. Após um diagnóstico local, eles desenvolvem um plano de ação para aplicar os recursos do Fundo em iniciativas/organizações sociais que atuem pelos direitos de crianças e adolescentes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "ABC recebe atividades sustentáveis do Comunidade Ecofashion"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *