* Andrew Silva Alfaro – A cada dia, mais empresas vêm se preocupando com o seu processo de gestão ambiental. A proteção do meio ambiente tem surgido como fator essencial na gestão das organizações, sendo assim, a implementação de estratégias voltadas para a área ambiental tem proporcionado vantagens para as empresas tais como a redução de custos, melhor visibilidade organizacional, lucratividade, bem como a gestão eficiente dentro dos processos ambientais.
Para que a gestão ambiental funcione de forma efetiva dentro da empresa, faz-se necessário o empenho de toda a organização bem como da criação de um programa de gestão ambiental adequado e efetivo. Esse programa deve ser conduzido por pessoas que tenham conhecimento referente aos procedimentos da organização com relação à preservação do meio ambiente. É o primeiro passo para a empresa assumir um compromisso com a sociedade, demonstrando assim suas intenções e seus princípios de ação em relação às questões ambientais.
Os administradores devem agir estrategicamente em relação às questões ambientais, pois os recursos naturais são limitados e devem ser usados de forma adequada. As empresas precisam aperfeiçoar seus processos produtivos em relação à preservação do meio ambiente. Várias questões devem ser observadas, tais como a possibilidade de reciclagem de resíduos e o manejo correto dos recursos energéticos, humanos, materiais entre outros.
A gestão ambiental deve ser analisada dentro das empresas como um conjunto de ferramentas que permite criar estratégias relacionadas ao meio ambiente e que tem como principal objetivo tornar a organização sustentável como um todo.
Entre os benefícios da gestão estratégica na área ambiental estão a melhoria da imagem da empresa na sociedade, a redução de riscos e acidentes ambientais, o cumprimento da legislação bem como a melhoria na utilização dos recursos naturais como água, luz e solo.
* Andrew Silva Alfaro é professor (tutor) nos cursos de Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter
Nenhum comentário on "A hora de priorizar a conservação do meio ambiente"