Ferramenta de gamificação da Matific registra aumento de 31% no engajamento entre período antes da pandemia (fevereiro) e agosto
Da Redação – A participação dos alunos da rede pública nas atividades online de matemática cresceu 121% durante a pandemia no Brasil, segundo apuração feita na plataforma da Matific, sistema de jogos matemáticos utilizado na grade curricular de cerca de 7,5 mil colégios públicos e privados no País, do ensino infantil ao sexto ano do fundamental.
Nos primeiros oito meses do ano, as escolas públicas aplicaram, via Matific, cerca de 3,7 milhões de exercícios e atividades online de matemática para os alunos de 5 a 12 anos no País, com um crescimento de 31% no nível de engajamento entre o período antes da pandemia (fevereiro) e o mês de agosto. O número de alunos do sistema público cadastrados na plataforma saltou de 64,5 mil em março para 553,8 mil em agosto.
Os meses de maio e junho foram o período de maior volume de atividades realizadas, com respectivamente 1 milhão e 1,5 milhão de exercícios aplicados. A quantidade de escolas públicas cadastradas na plataforma de matemática saltou de 566 em março para 2,1 mil em agosto. No caso da adesão de professores das redes estadual e municipal, saltou de 2,7 mil para 13 mil no mesmo período.
Desde o início da pandemia, o sistema da Matific tem sido uma alternativa lúdica de reforço escolar à distância, além de colaborar na redução dos impactos de aprendizagem aos estudantes menos favorecidos no País. Já os professores utilizam o sistema de aulas da plataforma para suas turmas e contam com o acervo completo de jogos digitais de matemática da empresa. O sistema também está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos principais livros didáticos no País.
Segundo Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, mesmo com a paralisação escolar, os alunos brasileiros continuam com as aulas regulares de matemática à distância sem nenhum tipo de prejuízo no calendário escolar. “As escolas públicas e privadas terão de lidar, até o fim do ano, com a questão da educação à distância, mesmo neste momento em que se discute a retomada gradual das atividades presenciais. E, neste aspecto, plataformas como a nossa passam a ser uma grande aliada, no sentido de facilitar a relação aluno-professor, além de garantir que as crianças continuem aprendendo”, comenta.
“Portanto, a tecnologia se tornou uma ferramenta imprescindível de professores e alunos nesta pandemia, pois permite ao docente interagir e acompanhar o desempenho de seus discentes mesmo de forma remota, enquanto seus alunos passam a ter mais autonomia no seu processo de aprendizagem”, acrescenta Szyller.
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