Lojas MM reestruturou gerenciamento de bancos de dados em parceria com empresa de tecnologia curitibana
Da Redação – O crescimento do setor varejista no Brasil ao longo dos anos é marcado pelo aumento significativo do uso de tecnologias para o atendimento de um alto fluxo de clientes.
Muitas redes, hoje referências no mercado nacional, surgiram como simples mercearias ou pequenos comércios que atendiam apenas a comunidade local. Mas, ao longo de sua expansão, conseguiram se adaptar aos novos desafios gerados pelo aumento na demanda graças ao auxílio de recursos tecnológicos.
Ferramentas de Business Intelligence (BI) surgiram nos anos 1980 justamente para ajudar no processo inteligente de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de dados, gerando informações e suporte para a tomada de decisões. Com o passar do tempo foram se tornando vitais para a saúde dos negócios.
A empresa paranaense Mercado Móveis (MM) é um exemplo do uso desse tipo de recurso durante o crescimento do seu negócio. No verão de 1978, dois jovens empreendedores fundaram o Mercado de Móveis Ponta Grossa, uma pequena loja de móveis no centro da cidade. Hoje, conhecida como Lojas MM, a rede conta com mais de 200 unidades espalhadas pelo Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso.
“Em 40 anos de história foram inúmeros os desafios para que o grupo conseguisse se firmar em um mercado tão competitivo. Para que a empresa pudesse continuar expandindo e se mantivesse competitiva no mercado, foi preciso voltar os olhos para a tecnologia. Foi necessário otimizar os processos, tanto de gestão interna como de experiência com os nossos clientes”, diz Renan Rosa, gerente de tecnologia e inovação das Lojas MM.
Assim, foi criado o MM Labs: um laboratório de tecnologia responsável por buscar soluções e parcerias que trouxessem as inovações que o varejo precisa, baseado em conceitos de Business Inteligence (BI).
Entre os gargalos percebidos pelo MM Labs estava a necessidade de melhorar o gerenciamento do banco de dados da empresa. Era preciso migrar o banco para um ambiente em nuvem e otimizar o desempenho, já que no momento as Lojas MM tinham um histórico de indisponibilidade constante de seu gerenciador de banco de dados, principalmente em datas fundamentais para o varejo, como Black Friday, Natal, Dia das Crianças, etc.
Migração de dados para a nuvem em apenas 20 minutos
A solução encontrada foi a parceria com a Horus Solutions, empresa especializada em information management (gerenciamento de informações), com mais de 500 clientes e 1.800 projetos em bancos de dados.
Fabio Dias, Gestor de Soluções Preventivas da Horus, conta que dois produtos da Horus Solutions foram fundamentais na reestruturação da MM: o Move to Cloud e o Falcon. O Move to Cloud, solução especializada em projetos de movimentação de banco de dados para a nuvem, foi o escolhido para a transição.
“Para o projeto da MM tivemos alguns desafios, como realizar a movimentação de dados entre ambientes sem a interrupção dos negócios, com o menor downtime (tempo de inatividade) possível. Isso exigiu ao máximo o conhecimento e habilidade técnica dos consultores e produtos envolvidos”, diz Fabio Dias.
Após a construção do ambiente e preparação para migração, o processo foi realizado em 20 minutos de downtime: muito mais rápido que os processos tradicionais de backup e restauração. Caso fosse preciso desfazer alguma mudança, o processo levaria o mesmo tempo.
Gerenciamento de dados em lojas de grande movimento
Com o sucesso da mudança, ainda era preciso garantir o gerenciamento do banco de dados e sua robustez, principalmente aos sábados ou em datas comemorativas, quando existe uma grande demanda do sistema.
Desta forma, foi implementada a plataforma Falcon, que se adapta ao comportamento do ambiente de banco de dados e fornece informações e métricas precisas e seguras, baseadas em aprendizado de máquina e Big Data, proporcionando governança eficiente e prevenção de incidentes indesejados.
Falcon, da Horus Solutions
“A dinâmica do varejo requer atuação com alta assertividade para que as atividades não sejam interrompidas. O Falcon garantiu a estabilidade necessária e acompanhará o crescimento da operação do cliente” reforça o executivo da Horus Solutions.
A reestruturação permitiu às Lojas MM um ambiente estável, escalável e disponível mesmo em momentos de rush, evitando, assim, perdas por incapacidade de operação. Já para a Horus Solutions, absorver um cliente com o porte da MM representou uma adição importante ao seu portfólio de varejo.
“Este é um exemplo de como a tecnologia é capaz de melhorar as atividades de extrema importância no dia a dia de empresas de diferentes segmentos”, conclui Adriano Krzyuy, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), entidade à qual a Horus Solutions é associada.
Mais informações: www.horusinfo.com.br
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