Museu de São Caetano: 60 anos de história

235 0

* Caio Bruno – Criado por Decreto Municipal do então prefeito Oswaldo Samuel Massei (1957-1961), o Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul chega aos 60 anos de sua inauguração na quinta-feira (23/7) com uma história marcada por mudanças, adequações, mas sempre mantendo viva a memória de uma cidade e de seu povo.

O local conta com mais de 5 mil peças entre objetos pessoais de antigos moradores, ferramentas de trabalho, quadros de artistas da cidade, utensílios domésticos, quadros de fotos dos pioneiros da colonização, peças sacras, móveis e objetos das olarias e cerâmicas.

Seu acervo, dividido por salas com exposições permanentes e provisórias reconstrói a trajetória de São Caetano desde a presença dos beneditinos no século XVIII, passando pela chegada dos imigrantes italianos culminando na fundação da cidade em 1877, as antigas olarias e indústrias, o movimento Autonomista de 1948 e demais fatos de importância histórica.

Muito me honra estar nesta data especial à frente da instituição, que atualmente integra a gama de atrações da Fundação Pró-Memória e, aqui, devo render as merecidas homenagens ao professor e sociólogo José de Souza Martins, o primeiro diretor do Museu e grande idealizador do local no final dos anos 1950.

Infelizmente devido à pandemia mundial da Covid-19, as comemorações serão discretas, já que o aniversariante se encontra temporariamente inativo seguindo a legislação municipal e estadual e as orientações das autoridades.

Celebrar o aniversário do Museu de São Caetano é, sem dúvida nenhuma, falar de muitos brasileiros de outras eras que ajudaram a construir a São Caetano do presente e que de certa forma ainda vivem em seus descendentes e nas histórias eternizadas. Parabéns!

* Caio Bruno é supervisor do Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Museu de São Caetano: 60 anos de história"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *