Rede Fácil de São Bernardo chega a dois milhões de serviços executados

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Da Redação – A Rede Fácil, sistema que centraliza em um mesmo lugar a demanda de diversos departamentos da Prefeitura de São Bernardo, alcançou em janeiro a marca de dois milhões de serviços executados desde que foi implantado, em 2010. Criado a partir das diretrizes do programa de modernização administrativa, o objetivo da Rede Fácil é fazer com que os moradores resolvam pendências municipais, como pagamento de multas e segundas vias de IPTU e ISS, no mesmo espaço, de forma ágil e rápida.

“Ao alcançar essa marca, a Rede Fácil demonstra que foi assimilada pela população como o principal canal presencial de relacionamento com o governo municipal. Isso foi possível devido à qualidade do atendimento prestado pela equipe de atendentes e pela prioridade dada pelo prefeito Luiz Marinho na centralização dos serviços. O próximo passo é investir ainda mais em serviços on-line, possibilitando ao cidadão acesso às atividades do município sem sair de casa”, disse o secretário de Administração e Modernização Administrativa, Augusto Pereira.

Além da unidade Central, no Paço, a Rede Fácil opera com unidades descentralizadas no Assunção, no Riacho Grande e no Bairro Alvarenga, esta última inaugurada em outubro de 2015.

Pelo sistema, o morador tem acesso a cerca de 900 serviços e, entre os mais procurados, estão parcelamento de débitos, abertura de processos, mudança de nome de cadastro fiscal, segundas vias de IPTU e ISS, cadastros de indicação real infrator (multa de trânsito) e certidões.

Para os moradores, a vantagem do sistema é ter os serviços disponíveis em um único lugar, já que o atendimento identifica as suas necessidades e encaminha para as diversas áreas da Prefeitura. Além do atendimento presencial, também é possível entrar em contato com a Administração pelo número 088 77 08 156.

Celular – No ano passado, a Prefeitura inovou e implantou mais uma forma de requisitar serviços públicos, o aplicativo para smartphones e tablets VcSBC, criado a partir do sistema ZUP (Zeladora Urbana Participativa). Pelo VcSBC, os munícipes podem requisitar pelo celular serviços como varrição pública, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção de áreas verdes, reparos de buracos na via pública, entre outros. Para que a participação do morador no cuidado com a cidade seja ainda maior, o sistema possibilita monitorar o andamento de cada serviço.

Para utilizar o aplicativo, basta baixar o VcSBC, se cadastrar, escolher o tipo de serviço, indicar a localização geográfica da ocorrência e postar uma foto. A partir daí é gerado um protocolo e o morador é informado do andamento de sua solicitação.

O VcSBC oferece 114 serviços ao usuário. O aplicativo pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou com a instalação do sistema, gratuitamente, em smartphones e tablets que operem com Android e iOS.

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