Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas…
Voltaire.
ACSP informa que comércio varejista fechou janeiro com queda de 18,4% nas vendas
O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) referente a janeiro revela uma queda média de 18,4% no movimento de vendas na capital paulista em relação a janeiro de 2015. Isoladamente, houve recuos de 17,7% nas transações a prazo e de 19,1% nas vendas à vista. Segundo o presidente da ACSP, Alencar Burti, esses números representam um aprofundamento da crise que afeta o setor. “São vários fatores que têm prejudicado o varejo, mas é importante destacar a crise política e institucional, que magnifica os efeitos da economia e derruba, cada vez mais, a confiança do consumidor e do empresário”, analisa Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). É importante destacar que janeiro de 2016 teve um dia útil a menos em relação a janeiro de 2015 e a dezembro de 2015, o que também contribuiu para quedas acentuadas das vendas. De acordo com Burti, o desempenho das vendas a prazo foi influenciado pelo aumento dos juros, pela restrição ao crédito e pela queda da confiança, além da alta do dólar, impactando os produtos importados – ou confeccionados a partir de componentes importados. Outro fator foi o fim dos estímulos fiscais ao setor de informática. Já as vendas à vista foram prejudicadas pela queda da massa salarial, que limitou o consumo das famílias, e pelo câmbio, já que muitos itens de menor valor e comprados à vista – como os de vestuário – são importados. Frente a dezembro – o melhor mês para o comércio varejista – o movimento de vendas no varejo sofreu influência sazonal e caiu 39,1% na média. Os recuos foram de 30,5% nas transações a prazo e de 47,7% nas vendas à vista. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.
Frase:
Janeiro e fevereiro são tipicamente meses de baixa para o varejo da cidade, que sofre com o êxodo dos paulistanos por conta de férias e Carnaval. Por isso, o empresário precisa planejar suas vendas com cuidado e evitar estoques
Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, ao comentar a queda de 18% nas vendas do comércio no mês de janeiro
Frase:
A intenção é que todas as secretarias que tenham interface com a questão da segurança pública possam desenvolver ações para potencializar o resultado e criar um protocolo de atividade integrada
Denilson Martins, secretário-adjunto de Segurança Pública de Mauá, ao comentar o trabalho integrado entre as secretarias, visando a segurança pública
Prefeitura de Mauá dá início a curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública para servidores
A elaboração do 1º Plano Municipal de Segurança Pública teve seu início com a primeira aula do curso de Gestão Estratégica e Defesa Civil, promovido pela Secretaria de Segurança Pública, no Centro de Formação dos Professores. A ação terá 15 encontros que somam 80 horas/aula. A coordenação é do Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Pública Municipal (IPECS). Participam 22 servidores municipais de 11 secretarias, como Saúde, Educação, Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Cidadania e Ação Social, Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Cultura, Esportes e Lazer, Habitação, Trabalho e Renda e Guarda Civil Municipal, que têm interface com a prevenção e combate à criminalidade e violência urbana. Ao final, será montado um trabalho de conclusão de curso com a criação da Unidade de Análise e Planejamento Intersecretarial de Segurança Pública e Defesa Social. Na primeira atividade do curso, com quatro horas de duração, o tema abordado foi o ‘Pensamento Sistêmico’, para que os participantes enxerguem a segurança e defesa social como uma política pública cujo desenvolvimento está ao alcance de todos, apresentada pelo presidente do IPECS, Sergio França e equipe. Os demais temas abordarão Estudo de Fatores que geram a Violência Social, Matriz da Rede de Proteção Social de Mauá, Comunicação Corporativa, Gestão Integrada de Políticas Públicas, Financiamento Especializado de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Social, Gestão Estratégica, Stakeholders e Gestão de Projetos. O próximo passo para a elaboração do Plano consiste na realização de audiências públicas em quatro regiões da cidade. No dia 17 de fevereiro, a primeira audiência será realizada na quadra da Escola de Samba do Jardim São João; no dia 24, a segunda será na Faculdade de Mauá (Fama), na Vila Noêmia; dia 24, na Escola Municipal Terezinha Leardini, no Jardim Zaíra; e no dia 2 de março no CEU das Artes e dos Esportes, no Parque das Américas. As audiências começarão sempre às 19h.
CHUMBO GROSSO
FANTASMINHAS 1
- A vice-prefeita Lucia Dal’Mas, de São Caetano, esteve no Fórum da cidade na última sexta-feira para protocolar uma representação junto ao Ministério Público informando que nos dias 26 e 27 de janeiro foi noticiado pelo jornalista Fábio Diamante no telejornal SBT Brasil, a existência de funcionários Fantasmas na Prefeitura. Segundo o documento “uma ampla matéria que mostra fatos e questões graves que ferem os interesses da coletividade”.
FANTASMINHAS 2
- A vice-prefeita Lucia Dal’Mas também explicou o motivo de sua iniciativa. “Estes motivos me levaram a requerer providências do MP – Ministério Público, no sentido de que se abra um inquérito investigativo para apuração dos fatos e punição aos envolvidos através da aplicação efetiva da lei.
TUCANOS E OS ZONAIS 1
- O PSDB de São Bernardo realizou no domingo (31) a eleição para os diretórios zonais do partido na cidade. Mais de 400 filiados compareceram e participaram da votação. Os presidentes eleitos foram Vitinho do Dog na zona 174, vereador Minami na zona 283, Lia Duarte na zona 284, Samuel Alves na zona 296, deputado Orlando Morando na zona 409 e Dr. Sakamoto na zona 414. “A eleição das zonais foi muito positiva pois foi o maior número de filiados em uma votação como essa. Fizemos uma reconstrução do nosso partido em São Bernardo, recebemos muitos novos filiados, mas o mais importante é que são pessoas participativas e comprometidas com o partido e com o município. Pessoas que estão se unindo e trabalhando para o bem da nossa cidade. Estamos fazendo uma forte corrente da verdadeira oposição do PT em São Bernardo”, comentou Orlando Morando.
TUCANOS E OS ZONAIS 2
- Após a eleição das zonais, o presidente Orlando Morando espera ainda no mês de fevereiro realizar a eleição para eleger a nova executiva que comandará o PSDB em São Bernardo nos próximos dois anos. Também prestigiou a eleição, o coordenador-geral do PSDB na região do Grande ABC, Marcio Canuto e o secretário-geral, José Fiorizzi.
OFICINAS EM MAUÁ 1
- A Prefeitura de Mauá inicia nesta semana as inscrições para as oficinas culturais e para as modalidades esportivas da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Tanto as aulas quanto as inscrições são gratuitas e os interessados devem se dirigir diretamente no local onde desejam fazer as aulas. Na cultura, serão oferecidas oficinas de break, grafite, canto, circo, violão, teatro, dança de salão, dança contemporânea, dança clássica, dança do ventre, entre outras. No esporte, entre as muitas opções estão natação, ginástica, vôlei, basquete, futebol, capoeira, judô e tai-chi. Segue abaixo a relação completa de cursos e locais das atividades.
OFICINAS EM MAUÁ 2
- Para se inscrever, basta levar documento original com foto, duas fotos 3×4, comprovante de residência e documento dos pais, caso o interessado seja menor de idade. As aulas esportivas têm início no dia 16 e as culturais em março.
Votação das Comissões Permanentes marca primeira sessão do ano em Santo André
A primeira sessão ordinária de 2016, da 16ª Legislatura, será realizada nesta terça-feira (2), às 15h, após período de recesso. Os 21 vereadores estarão reunidos para votação de item único da ordem do dia, que é a escolha dos membros para as sete Comissões Permanentes da Casa, sendo Justiça e Redação; Finanças e Orçamento (consideradas as duas mais importantes); Desenvolvimento Urbano; Educação e Cultura; Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social; Saúde, Saneamento Básico, Ecologia e Meio Ambiente; e Segurança Pública. As Comissões Permanentes são órgãos técnicos criados pelo Regimento Interno do Legislativo e constituídos de parlamentares, com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas. Com relação a determinadas proposições ou projetos, essas Comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre a matéria, por meio de pareceres, antes de serem levadas ao Plenário. Em relação a outras proposições, os parlamentares decidem aprovando ou rejeitando as matérias, sem a necessidade de passar pelo Plenário. A composição parlamentar desses órgãos técnicos é renovada a cada ano. Para o presidente da Câmara, vereador Ronaldo de Castro (PRB), a votação das Comissões Permanentes é sempre uma grande surpresa, já que os debates e articulações acontecem durante a sessão. “Em 2015 pudemos trabalhar em sintonia com todas as comissões para análise e votação de importantes projetos, creio que este ano não será diferente, todos os parlamentares estão muito bem preparados”, disse.
Nenhum comentário on "ACSP informa que comércio varejista fechou janeiro com queda de 18,4% nas vendas"