Deputada quer que casos confirmados e óbitos pela Covid-19 sejam classificados por raça e região em SP

862 0

Projeto de lei coletivo de enfrentamento ao Coronavírus está em tramitação na Assembleia Legislativa

Da Redação – A deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) é co-autora do projeto de lei (350/2020) de enfrentamento à Covid-19 no Estado que conta com propostas de diversos parlamentares em relação aos temas: contenção dos gastos públicos, incentivo fiscal, recurso orçamentário, repasse de recursos, por exemplo.

Uma das propostas é de autoria da própria parlamentar e visa a divulgação de dados de casos e óbitos por coronavírus no Estado por classificação racial, gênero e bairros, para que possam guiar as políticas públicas e mais recursos possam ser priorizados para os locais mais afetados. Atualmente, a região da Zona Norte de São Paulo, Brasilândia, é o bairro com maior número de mortes por coronavírus na capital paulista.

Para cada morte em Moema, quatro morrem na Brasilândia, segundo levantamento da Agência Pública com base nos dados do Ministério da Saúde. São nos bairros onde a população negra está mais concentrada que estão a maior quantidade de óbitos pela doença. Dos dez bairros com maior número absoluto de mortes causadas pelo coronavírus, oito têm mais negros que a média de São Paulo.

“A desigualdade de raça, classe social é evidente nesta pandemia. E, infelizmente, tem decidido que vive em que morre. Temos que pensar em soluções para enfrentá-las. Por isso, precisamos da classificação racial, e também de dados concretos sobre cada bairro, para que as políticas públicas sejam destinadas com prioridade aos locais mais críticos do estado”, defende a parlamentar.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Deputada quer que casos confirmados e óbitos pela Covid-19 sejam classificados por raça e região em SP"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *