Da Redação – Pensando em fomentar o comércio local em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (SEDETI), atendeu a Indicação nº 4265/2019, de autoria do vereador Edison Parra, vice-presidente da Câmara Municipal.
A propositura visa a criação do Sanca Busca, um site para anúncios dos moradores da cidade com o objetivo de movimentar a economia, gerando novas oportunidades.
“O conceito adotado pelo governo é o de market place, no qual o site fica responsável por divulgar produtos e por gerenciar a operação financeira da compra de determinado item. O anúncio e o envio ficam sob responsabilidade do produtor, que não pagará para apresentar sua mercadoria. Essa metodologia é utilizada por grandes redes, como a Amazon e a B2W, que gerencia as marcas Americanas.com, Shoptime e Submarino”, explica o parlamentar.
Inicialmente, o projeto está denominado Compre das Pequenas Empresas Locais. Segundo a SEDETI, São Caetano tem 31 mil empresas, sendo 9.200 MEIs (Microempreendedores Individuais), público-alvo da proposta. No último dia 11/5, a administração publicou edital de chamamento para contratar empresa que ficará responsável pela criação de plataforma digital para essa ponte. A estimativa é a de que em 30 dias o programa final esteja à disposição.
Parra ressalta que os pequenos e médios empresários têm muita dificuldade de inserção no mercado porque as transações são quase que exclusivamente pela internet. “A disseminação da covid-19 pelo mundo trouxe reflexos disruptivos no modo como o vendedor chega e negocia com seu cliente. Diante da atual situação, ter os produtos no meio digital de forma gratuita é algo fundamental para a sobrevivência dos empreendedores”, conclui o presidente da Comissão Parlamentar de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além desta iniciativa, foram adotadas outras duas ações para socorrer os MEIs: auxílio para acesso de linhas de crédito em instituições financeiras públicas e privadas e capacitação do modelo de negócios, com suporte do Sebrae-SP.
Nenhum comentário on "Vereador Parra conquista plataforma digital para empreendedores"