Da Redação – Um cachorro é popularmente conhecido por sua lealdade para com o seu dono, mesmo assim, por muitas vezes, o animal acaba fugindo. Pode-se ter a impressão de que o cão fugiu por falta de amor ou qualquer outro tipo de desavença com o seu dono. Porém, na maioria das vezes isso acontece por puro instinto ou curiosidade do animal, portanto, nesses casos, se faz necessário uma placa de identificação para pets a fim de garantir o retorno seguro do seu amigo.
De acordo com Ubiratan Figueiredo, vereador e presidente da ONG SOS Cidadania Animal, a placa de identificação para pets não é garantia do retorno do animal, mas é sua maior esperança de reencontro. “Uma pequena placa de qualidade não incomoda o animal. O nome do pet e o telefone atualizado do dono já são suficientes para alguém conseguir ajudar o bicho a voltar para casa”, explica.
O uso da placa de identificação para animais de estimação é a prática mais comum e barata para sanar casos de fugas e desencontros. A identificação de cães ou gatos não deve ser tirada nem quando o animal estiver dentro de casa. Alguém pode esquecer o portão aberto e isso já facilita a fuga do animal. O desaparecimento de cães ou gatos provoca angústia e sofrimento para muitas pessoas que passam por esse problema, que é mais comum do que se pensa.
A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados e perdidos. “Se o pet fugiu, a primeira coisa a fazer é tentar andar um pouco pelos arredores do bairro procurando e coletando informações. Se o caso for uma fuga durante ou depois da mudança, o ideal é voltar para a casa antiga ou tentar fazer um possível caminho que o cachorro possa ter percorrido. É possível que, em outras situações, você acabe encontrando o animal de outra pessoa e nesse caso, é só seguir os procedimentos que você gostaria que fizessem com o seu pet desaparecido. Entre em contato com o dono ou faça um cartaz avisando que você o achou, caso o animal não tenha identificação”, informa Ubiratan.
Nenhum comentário on "Ubiratan Figueiredo alerta sobre a importância da placa de identificação em pets"