Márcia Lia trabalha para encaminhamento de famílias que serão despejadas por obras do monotrilho

236 0

Extensão da Linha 15-Prata atingirá Ocupação Ipiranga e Favela da Vila Prudente

Da Redação – A deputada estadual Márcia Lia está trabalhando para dar encaminhamento às famílias paulistanas que serão despejadas pela continuidade das obras do monotrilho para extensão da Linha 15-Prata na Vila Prudente e no Ipiranga, na Capital Paulista.

Em função da pandemia pelo coronavírus, todas as reuniões previamente marcadas para tratar do problema tiveram de ser adiadas em função do isolamento social. Ainda, o Ministério Público estadual solicitou à Justiça paulista a suspensão de todos os pedidos de reintegração de posse em função da pandemia. De acordo com a petição enviada ao Tribunal de Justiça há 1.571 processos relativos a posse em tramitação na corte estadual.

“O fato é que estamos muito preocupados com as famílias que serão afetadas pelas obras, tanto na Ocupação Ipiranga quanto na Favela da Vila Prudente, onde nem temos ainda noção do impacto da obra”, fala a deputada Márcia Lia.

Para chegar até o Ipiranga, a Linha 15-Prata passará pela Favela da Vila Prudente. Oficialmente ainda não se sabe quantas famílias serão atingidas pela obra do metrô, porém estima-se que o projeto interfira em uma área de 30 a 40 metros na extensão da comunidade. A Favela de Vila Prudente tem cerca de 1,5 mil moradores.

Já na Estação Ipiranga da CPTM as obras vão atingir a Ocupação Ipiranga, onde em torno de 100 famílias vivem em um imóvel que dará lugar a um terminal rodoviário.

“Até meados de março ficamos em contato com os moradores para que eles entendam a gravidade deste momento, que é a retomada das obras do monotrilho, fazendo reuniões de conscientização das famílias. Também vamos às secretarias de Habitação e Transporte entender como serão as obras, quanto elas entram na favela e qual encaminhamento será dado aos moradores afetados porque são muitas famílias que hoje estão instaladas, embora nem todas de forma adequada, mas estão em um espaço delas e de uma hora para outra vão ficar desabrigadas”, fala a deputada Márcia Lia.

O mandato da deputada Márcia Lia tem a defesa de moradia digna como uma das suas prioridades. A parlamentar trabalha para garantir que todos e todas tenham acesso à habitação, que é um direito humano garantido pela Constituição Federal Brasileira, embora muitos governos não o façam valer.

“Desde 2015, trabalhamos para garantir uma vida melhor àqueles que vivem em áreas ocupadas e favelas, contribuindo com o acesso a serviços essenciais – água, luz e esgoto, com a transição das famílias das ocupações e favelas para casas e apartamentos ou ainda com a regularização das áreas onde as famílias estão instaladas há anos, mas sob o risco da desocupação”, completa a deputada Márcia Lia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Márcia Lia trabalha para encaminhamento de famílias que serão despejadas por obras do monotrilho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *