Da Redação – Na última segunda-feira (30/3), o Papa Francisco aprovou dois novos textos litúrgicos a serem usados durante a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. O primeiro é uma Missa Votiva denominada “Missa em tempo de pandemia”; já o segundo trata de uma intenção especial a ser usada durante a liturgia da Sexta-Feira da Paixão (10/4) deste ano.
O primeiro decreto enviado pelo cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, ressalta que “nestes dias, nos quais o mundo foi gravemente atingido pelo vírus Covid-19, chegaram a este Discatério diversos pedidos para poder celebrar uma missa específica implorando a Deus o fim desta pandemia”.
E orienta que “sendo assim, em razão das faculdades concedidas pelo sumo pontífice Francisco, concede de poder celebrar a Missa em tempo de pandemia, em qualquer dia, exceto nas Solenidades e Domingos do Advento, Quaresma e de Páscoa, nos dias de oitava de Páscoa, na Comemoração de todos os fiéis defuntos, na Quarta-feira de Cinzas e nos dias feriais da Semana Santa (cf. Instrução Geral ao Missal Romano, n.374, durante todo esse tempo de pandemia).”
Missa Votiva
O coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia na Diocese de Santo André, Pe. Guilherme Franco Octaviano, explica que essa intenção especial à missa em tempo de pandemia expressa o olhar da igreja e adequação da liturgia para a celebração visando a superação deste momento difícil pelo qual o mundo passa.
“Então temos formulários de celebração separados para intenções especiais, que giram em torno de todas as esferas. Da vida, da missão da igreja, mas também daquilo que diz respeito ao bem público, as circunstâncias, as necessidades particulares. Temos missa pela Igreja, pelas vocações, pelos cristãos leigos, pela pátria, pela conservação da paz, pelos doentes, em tempo de guerras, pela família, pelos amigos, e agora neste tempo de pandemia”, esclarece sobre a Missa Votiva, própria para devoções, casos específicos e necessidades dos fiéis.
Confira a íntegra do formulário de orações para a missa em tempos de pandemia
Intenção na Sexta-Feira da Paixão
Um segundo decreto trata de uma intenção especial para ser acrescentada às intenções da Sexta-Feira Santa, em uma situação de grave necessidade pública. “A celebração da paixão do Senhor na Sexta-Feira Santa tem um significado particular por causa da terrível pandemia que atingiu o mundo inteiro. De fato, no dia em que celebramos a paixão redentora e a morte de Jesus Cristo na cruz, que como um cordeiro morto tomou sobre si o sofrimento e o pecado do mundo, a Igreja levanta a voz em oração a Deus Pai Todo-poderoso para toda a humanidade, e em particular para os que mais sofrem, enquanto ela espera com fé a alegria da ressurreição de sua esposa”, escreve o cardeal Robert Sarah.
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
Oração Universal IX b.
Pelas vítimas da atual pandemia.
Oremos por todos os que sofrem as consequências da atual pandemia; para que Deus nosso Senhor, conceda a saúde aos enfermos, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todos as vítimas mortais.
Oração em silêncio. Depois o sacerdote diz:
Deus eterno e omnipotente, único refúgio daqueles que sofrem, ouvi benignamente a aflição dos teus filhos que sofrem esta pandemia; alivia a dor aos que sofrem, dá força a quem está a seu lado, acolhe na tua paz os que já pereceram e, para todo este tempo de tribulação, faz com que todos encontrem o auxílio da tua misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário on "Papa Francisco aprova a realização de Missa em Tempo de Pandemia"