Da Redação – Secretários e diretores da Prefeitura de São Caetano se reuniram com arquitetos e o diretor-presidente do Instituto do BrasilCidade (IBC), Antonio Sérgio Baptista, para a conclusão de mais uma etapa do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. No encontro, realizado quarta-feira (20/1), no Palácio da Cerâmica, foram apresentadas propostas preliminares de ações no setor, pensadas com base nas características geográficas e socioeconômicas da cidade.
O documento concentrará iniciativas de curto, médio e longo prazos, visando o desenvolvimento da Mobilidade Urbana de São Caetano nos próximos 15 anos. Na explanação inicial, as ações foram divididas em sete eixos temáticos: sistema viário, pedestre, bicicleta, transporte público, transporte de carga, intervenções estruturais e gestão.
A viabilidade das propostas será analisada por técnicos da Prefeitura. Comissão de acompanhamento, presidida pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marcelo Ferreira de Souza, norteia o Plano. A estratégia é a de valorizar o espaço público como local de convívio social, com todos os modais funcionando em harmonia. Tudo com seus impactos ambientais e orçamentários.
Os estudos foram iniciados pelo IBC em setembro de 2015. Entre novembro e dezembro, foi promovida enquete popular, com as respostas servindo para traçar um diagnóstico preciso das perspectivas dos moradores referentes à Mobilidade Urbana.
Nos próximos meses, serão realizados seminário e audiência pública para a conclusão da minuta. O prazo contratual para a finalização do Plano é agosto. No entanto, há expectativa de conclusão antes da data limite.
Depois disso, o texto será enviado para a análise da Câmara em forma de projeto de lei. Aprovado pelos vereadores, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana seguirá para a sanção do prefeito Paulo Pinheiro.
Nenhum comentário on "São Caetano avança na formulação do Plano de Mobilidade Urbana"