Texto: Caio Bruno (Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)
Da Redação – A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal, apresenta a exposição As Bacantes com obras de Israel Kislansky. A abertura do evento será no próximo dia 5 de março às 19h30.
Composta por 77 trabalhos produzidos nos anos de 2014 a 2019, entre cerâmicas, bronzes, desenhos, gesso, ceras e moldes, a mostra é marcada pelo exímio domínio escultórico do artista na modelagem em cerâmica e na fundição de Kislansky, que conta com mais de 30 anos de atividade.
“Observando suas esculturas, experimentamos um turbilhão de emoções, constatamos o equilíbrio, a mansidão e a serenidade de rostos compondo a discordância de corpos serpenteantes, manifestando um bailado sensual, um encantamento. A gestualidade pujante aglutina a finalidade de forjar sua obra a uma expressão única. ”, afirmam as curadoras da exposição e coordenadoras da Pinacoteca, as arte-educadoras Nayr Duarte e Fabiana Cavalcante.
Kislansky classifica suas obras como “uma amálgama de influências, se beneficiando e nos favorecendo a diversidade de expressões artísticas” e complementa:
“O universo do corpo, sobretudo o feminino, desde o início foi um lugar natural para minha escultura. Essas representações vêm se transformando e a aproximação simultânea com As Bacantes e o metal foi fundamental. ”, explica.
A exposição fica em cartaz de 6 de março a 30 de abril com entrada livre e gratuita. A Pinacoteca Municipal está localizada na Avenida Dr. Augusto de Toledo, nº 255 com horário de funcionamento de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4223 4780.
Artista – Israel Kislansky nasceu em Salvador (BA) e se tornou, a partir do final da década de 1990, referência em escultura figurativa e fundição de obras de arte em metal no Brasil. Radicado na capital paulista desde 1983, é formado em artes visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Estudou com nomes como Iole Di Natale, José Antônio Van Acker e Rubens Matuck.
Entre os anos de 1996 e 2010 realizou intensa atividade educacional, levando cursos e palestras sobre escultura figurativa aos principais centros culturais e universitários do país. Produziu o livro Fundição Artística, primeira publicação técnica especializada em fundição de obras de arte em metal no Brasil.
Nenhum comentário on "Pinacoteca de São Caetano sedia exposição As Bacantes de Israel Kislansky"