Imposto chega a quase 50% do valor do tributo; opção não é do comerciante
Da Redação – Na semana que antecede o Carnaval, o comércio varejista de São Bernardo se prepara para as vendas de produtos específicos que são os mais procurados. Junto com a festa chega a folia dos tributos que chega a 50% do preço nos itens, sem contar as bebidas que estão no topo da lista, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
“O consumidor precisa saber que o preço fica elevado porque é baseado na tributação imposta pelo governo e não por uma escolha do comerciante”, explicou o vice-presidente da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo, Valter Moura Júnior.
De acordo com o dirigente, a situação é preocupante e o papel da entidade é informar o consumidor sobre o que ele está pagando. “Esses produtos chegam a ter quase 50% do valor só de tributo, uma carga muito elevada até pra se divertir”, acrescentou Moura Júnior.
Entre os produtos tradicionalmente procurados, de acordo com o IBPT, o colar havaiano tem 45,96% de tributação, o spray de espuma (45,94%), máscara de plástico (43,93%) e confete/serpentina (43,83%). Já entre as bebidas, os impostos são ainda mais pesados, a caipirinha chega a 76,6%, chope (62,20%) e cerveja (55,60%). “Com a tributação alta, o poder de compra diminui e a engrenagem da economia não deslancha”, acrescentou o vice-presidente da ACISBEC.
Sobre a ACISBEC
Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.
Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.
Nenhum comentário on "Acisbec aponta que tributos encarecem os itens de Carnaval"