* Carlos Alberto Coquinho Bazani – Grande polo empresarial e reduto das principais metalúrgicas, o Grande ABC também se notabilizou pelos grandes nomes da dramaturgia brasileira e da TV que saíram da região para iniciar suas suas trajetórias profissionais em outros estados e até no Exterior. Caso da atriz Lucélia Santos, nascida em Santo André, em 20 de maio de 1957, e que saiu daqui para brilhar inicialmente nos palcos, depois nas telinhas e nas telonas, para brilhar inclusive na dramaturgia internacional.
Se é verdade que a atriz Regina Duarte ficou conhecida como a ‘Namoradinha do Brasil’, não é menos verdade que Maria Lucelia Santos, nascida em Santo André aos 20/05/57, pode ser chamada de a ‘Engraçadinha do Grande ABC’, por conta de sua atuação no longa brasileiro A Engraçadinha. Mas foi nas novelas e seriados, alguns em preto e branco.
Quem não se lembra de sua atuação em A Escrava Isaura? Lucelia passou a infância e adolescência na cidade, além de ter estudado no Colégio Américo Brasiliense.
Se mudou para o Rio de Janeiro, tentar a sorte como atriz, e para isso teve sorte e competência. Seu primeiro grande sucesso veio com a novela Escrava Isaura (1976), sendo transmitida pela Globo Internacional, para dezenas de países de todos os continentes. Foi daí que Lucelia ganhou merecida fama internacional pela sua competência e determinação.
O filme Engraçadinha, que Lucelia foi protagonista, teve lançamento em Santo André, no dia 5 de outubro de 1981, exibido no Cine Tangará, com o apoio da Prefeitura andreense, por meio da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, e da Embrafilme. O filme era baseado na obra de Nelson Rodrigues com roteiro de Antonio Penido e Carlos Prieto, e direção de Haroldo Marinho Barbosa.
A música tema do filme foi interpretada pela cantora Zizi Possi, que esteve presente no lançamento, ao lado do saudoso Gonzaguinha). Participaram de Engraçadinha, os atores Nina de Pádua, Carlos Gregório, Daniel Dantas, Luiz Fernando Guimarães, Nelson Dantas, José Lewgoy, Wilson Grey, com participação especial de Cláudio Correa e Castro.
Foi uma noite de gala! Inesquecível para Lucelia, familiares, amigos e centenas de fãs que prestigiaram o evento.
* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Atuou como assessor parlamentar funcionário público comissionado. É membro do Conselho de Cultura de Santo André e colaborador dos veículos Jornal Informação Resumo Jovem, Gazeta do Grande ABC, Orion FM e Cocknews, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: coquinhobazani@hotmail.com
Bonitinha mas ordinária…Nelson Rodrigues 1981.