Da Redação – Ensinar sobre nuances musicais, extensões vocais e mostrar a força expressiva que vozes em uníssono têm, abrindo caminhos e trazendo oportunidades de vida para jovens da periferia de Vitória, no Espírito Santo.
Este é o objetivo do Algazarra Coral, que tem se tornado uma referência no Brasil. Desde 2017, o grupo conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura para realizar suas ações sendo que, só neste ano, já captou 210 mil reais em patrocínio.
Segundo a fundadora e diretora do Algazarra, a maestra Ana Alice do Nascimento Silva, o apoio da lei está sendo fundamental para ampliar as ações do grupo.
O Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Camilo Calandrelli, destaca a importância de projetos como o Algazarra para o desenvolvimento cultural e social de comunidades em todo o País. Atualmente, o Algazarra conta com 45 integrantes. A cada ano, são abertas novas inscrições para quem tem interesse em participar do grupo. Segundo Ana Alice, o sucesso da iniciativa se deve às características do canto coral.
Integrante do grupo desde a primeira reunião, a estudante Ana Clara Moreira de Oliveira, de 21 anos, conta que a música também tem resultados terapêuticos.
Criada em 1991, a Lei federal de Incentivo à Cultura permite que empresas e pessoas físicas patrocinem espetáculos, shows, livros, museus, dentre outras formas de expressão cultural.
Ajuda a ampliar o acesso dos cidadãos à cultura, uma vez que os projetos patrocinados precisam oferecer atividades de ensino, capacitação e formação.Saiba mais sobre a lei e os projetos apoiados em cultura.gov.br
Nenhum comentário on "Coral apoiado por Ministério da Cidadania traz novas perspectivas em Vitória"